A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início hoje (10) em todo território brasileiro, com o objetivo de imunizar aproximadamente 59 milhões de pessoas. Em Penápolis, as doses já estão disponíveis nas unidades de saúde, gratuitamente, no horário das 07h às 17h. Quem for se imunizar deve levar a carteirinha de vacinação.
O público alvo são as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; indígenas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; presos e funcionários do sistema prisional.
O prazo vai até 31 de maio; já o Dia Nacional de Mobilização, chamado “Dia D”, será realizado em 04 de maio, um sábado. Na oportunidade todas as unidades de saúde estarão abertas das 08h às 17h para vacinação da comunidade.
A vacina é segura e oferece proteção a vários tipos de vírus Influenza, por isso a vacinação dos grupos de risco é fundamental para que sejam evitadas complicações ocasionadas pela gripe.
Calendário
Cada segmento do público alvo terá um período específico para tomar a vacina. O calendário estratégico de vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde é o seguinte:
- de 10 a 19 de abril: serão vacinadas as crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, e gestantes. Também haverá atualização da Caderneta de Vacinação;
- de 22 de abril a 31 de maio: a vacinação ocorre em todos os grupos prioritários em todo o país. Também haverá atualização da Caderneta de Vacinação neste período.
Secom – PMP