Acontece neste domingo, 14, a prova escrita para os candidatos que estão participando do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Penápolis. A prova é aplicada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marcos Trench, localizada à rua Minas Gerais 971, bairro Fátima. A coordenação do processo está a cargo do Cmdca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
A avaliação é composta de 50 questões, todas de múltipla escolha. Será considerado aprovado, o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos.
Os candidatos aprovados na prova escrita participarão de avaliação psicológica, no dia 21 de julho, a partir das 08h, também na Emef Marcos Trench. Os aprovados na prova escrita e na avaliação psicológica, estarão aptos a participar da eleição no dia 6 de outubro. A eleição ocorrerá no horário das 08h às 16h, na Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes, que fica na Avenida Olsen 315, Centro. Serão eleitos cinco conselheiros para o quadriênio 2020/2023.
Capacitação
Durante os dias 10, 11 e 12 de julho, quarta, quinta e sexta-feira da última semana, os candidatos inscritos participaram de um curso de capacitação, realizado no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU das Artes, no bairro Aparecida.
A capacitação teve carga horária de 12 horas, divididas nos seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (6 horas); Postura Funcional dos Conselheiros (3 horas) e Orientações sobre o Sistema de Garantias de Direitos (3 horas).
O curso de capacitação teve como palestrantes o advogado Mahatma Ghandi Gonçalves Junior, e vários profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Penápolis.
Todo o processo de escolha segue o que prevê o artigo 139 da Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e Lei Municipal nº 1.095/2002 e alterações.
Secom – PMP