Sexta-feira, 29 de Março de 2024
17 AGO 2019
Semana especial movimenta museus de 20 a 23 de agosto

6ª Semana dos Museus convida público para conhecer acervo de Penápolis

Entre os dias 20 e 23 de agosto, Penápolis terá uma programação especial em comemoração à 6ª Semana de Museus. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida a comunidade para conhecer o acervo dos quatro museus da cidade. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
Penápolis possui quatro museus: Museu do Folclore, Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, Primeira Casa de Penápolis – Museu de São Francisco, e Museu do Sol. Durante a semana, os museus terão horário de funcionamento diferenciado.
Entre os dias 20 e 23, os museus funcionam das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Para facilitar a visitação, os museus abrem em horário noturno, das 19h às 22h, com exceção do Museu do Sol. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Colevati, o objetivo principal do evento é promover os museus da cidade.
“Penápolis é uma cidade privilegiada e referência cultural na região Noroeste Paulista devido à existência dos seus quatro museus. Queremos que a comunidade venha até os Museus, conheça nossa estrutura, nossas atividades, além da história da cidade, do folclore e da arte Naïf”, destacou Colevati.

Programação
De 19 a 21 de agosto, será realizada a oficina “A Música Instrumental e Sua Diversidade”, com o músico Daniel Freitas. A iniciativa é gratuita, e voltada para músicos, professores e estudantes de música, pedagogos e apreciadores de instrumentos de percussão. É necessário ser maior de 16 anos.
A oficina acontecerá no horário das 19h às 23h, na Sala de Música da Secult, no Centro Cultural Dr. Braulio Sammarco (Praça 09 de Julho 150, Centro). Para se inscrever é necessário apresentar documento pessoal com foto e preencher uma ficha na sede da secretaria. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
O atendimento ao público na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h. A oficina é uma realização da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Organização Social de Cultura Poiesis e Oficinas Culturais.
Na quinta-feira, dia 22, a Praça 9 de Julho recebe uma programação especial e gratuita à população. A partir das 19h, haverá uma apresentação Corporação Musical Maestro José Ferreira Leite. Logo em seguida, escolas municipais, CMEIs e a Associação Vila da Infância realizam apresentações de quadrilhas juninas.
Ás 20h, a Folia de Reis “Geraldinho e seus Dois Irmãos”. O encerramento às 20h30 fica a cargo da Orquestra Penapolense de Música Raiz.