Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
04 OUT 2019
Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda

Crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos devem ser imunizadas contra o sarampo a partir desta segunda-feira (07). A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece até o dia 25, nas Macros I, II e III. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
O Dia D de Mobilização Nacional para vacinação acontece no dia 19 de outubro, um sábado, em todas as unidades básicas de saúde, das 07h às 17h. O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, explicou que a campanha é voltada a crianças nesta faixa etária pois são mais suscetíveis a complicações.
“É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para que seja verificada a situação vacinal de cada criança. Serão imunizadas as crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. Em caso de dúvida, é só comparecer na sala de vacina mais próxima de sua residência”, afirmou o enfermeiro.
A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença. Para se vacinar, pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação para avaliação e registro das imunizações.

Segunda etapa
No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a segunda etapa da Campanha. Serão vacinados jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D com vacinação em todas as unidades de saúde será realizado em 30 de novembro.
“Segundo o Ministério da Saúde, nesta faixa etária foi registrado um número expressivo de casos de sarampo, por isso, a vacinação deste público. Na campanha de vacinação, será utilizada a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola”, destacou Almeida.

Secom - PMP