Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
10 NOV 2019
Cetesb mantém nota de nota 9,7 no aterro de Penápolis

Após vistoria técnica da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no último dia 30, o aterro sanitário de Penápolis recebeu nota de 9,7, em uma escala de 0 a 10. Na ocasião foram verificados os requisitos estabelecidos no IQR (Índice da Qualidade de Resíduos). A cidade manteve a nota conquistada em 2018, o melhor índice dos últimos anos.
O aterro possui licença de operação até 2022. Penápolis é um dos poucos municípios da região que possui um aterro sanitário municipal. De acordo com o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a manutenção operacional diária é um grande desafio.
“Manter a qualidade dos serviços prestados e assegurar a preservação ambiental só são possíveis devido à equipe de servidores comprometidos que realizam o trabalho com responsabilidade para manter as condições operacionais dentro das exigências”, destacou.
O presidente ainda acrescentou que há uma preocupação constante em manter as condições adequadas no aterro. “O Daep age de forma preventiva para manter o que funciona efetivamente no aterro e investir em ações que possam melhorar o tratamento dos resíduos sólidos”, afirmou Batata.
Segundo dados da Cetesb, o índice que avalia a qualidade do tratamento dos resíduos foi crescente nos último anos. Em 2015, Penápolis recebeu a nota de 8,4. Em 2016, nota 9, evoluindo para 9,4 em 2017. Já em 2018, o índice atingiu 9,7, a melhor marca já conquistada pelo município.
O IQR avalia aspectos do manejo dos resíduos sólidos, como compactação e cobertura de terra, questões estruturais, como isolamento visual, além de cuidados com o meio ambiente, com a drenagem de gases e proteção do lençol freático.
O Daep (Departamento autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) é responsável pela a administração do aterro e de outros serviços relacionados aos resíduos sólidos, incluindo o lixo doméstico, resíduos industriais classe IIB, animais mortos, resíduos de saúde, entulhos e coleta seletiva.
O aterro recebe aproximadamente de 37 toneladas por dia que são destinados em conformidade com as normas técnicas exigidas pelo órgão ambiental. É necessário manter a disposição final de forma adequada, por meio da compactação e o recobrimento contínuo e imediato com o solo utilizando veículos e máquinas adequados. As atividades de manutenção e monitoramento são executadas continuamente durante todo o período de operação.