Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
12 NOV 2019
Universidade Gratuita: Últimos dias de inscrições para vestibular da Univesp

Interessados em cursar o ensino superior de forma totalmente gratuita têm até esta quinta-feira (14), às 15h, para se inscrever no vestibular da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). No polo de Penápolis, são oferecidas 40 vagas para seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso: Licenciatura e Computação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br.
São 20 vagas para o curso de Licenciatura, onde os ingressantes poderão optar, a partir do segundo ano, por uma das habilitações em Letras, Matemática e Pedagogia. Mais 20 vagas são destinadas ao eixo de Computação e os alunos poderão optar entre três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação.
Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. As inscrições terminam no dia 14 de novembro, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas serão realizadas em 01 de dezembro e o início das aulas está previsto para fevereiro de 2020.

Cursos
O vestibular traz uma novidade para o polo de Penápolis. Após um ano e meio de estudos, os alunos do eixo de Computação poderão optar por um dos três cursos, Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação.
O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel em Tecnologia da Informação. Caso continue por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se forma como engenheiro.
Os ingressantes nas Licenciaturas, como no vestibular passado, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. Em Penápolis, o polo funciona na Emef Casa da Amizade.
No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal UnivespTV no de Youtube.