20 NOV 2019
Penápolis participa de Conferência Estadual do Idoso

Penápolis foi um dos municípios representados durante a XV Conferência Estadual do Idoso de São Paulo, realizada em Águas de Lindóia, entre os dias 11 e 13 deste mês. O evento reuniu 285 delegados eleitos nas conferências municipais e discutiu propostas para a proteção e representatividade do idoso.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Suely Valdstein de Queiroz, representou o município nas discussões. O tema principal da conferência estadual abordou “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, mesmo assunto abordado durante os encontros municipais.
Segundo a secretária e assistente social, as cidades que realizaram as conferências municipais enviaram as propostas para votação em nível estadual. “As propostas aprovadas na nossa conferência realizada em março foram levadas a discussão estadual para votação. Foram mais de 3.800 propostas municipais encaminhadas para a conferência estadual”, explicou.
Assim como na conferência local, o tema principal foi dividido em quatro eixos: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Educação - assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e Conselhos de Direitos - seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas.
“Representar o município foi fundamental para que possamos conhecer como funciona, de fato, a execução das políticas públicas para os idosos e para conhecer a realidade e propostas de outras cidades paulistas. Além de definir as propostas para implantação federal, ainda conhecemos ações realizadas em outros locais e que podem auxiliar na proteção dos idosos penapolenses”, concluiu Suely.