Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
06 DEZ 2019
Campanha Dezembro Vermelho: Unidades de saúde realizam ação para prevenir e detectar Aids e ISTs

O mês de dezembro é marcado pela mobilização nacional para prevenção ao vírus VIV, Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), a Campanha Dezembro Vermelho. Pensando nisso, as equipes das unidades básicas de saúde – UBS Del Rey e da Macro III – Santa Terezinha realizam neste mês uma ação especial para seus pacientes.
Na próxima quarta-feira (11), das 14h às 19h, todos os pacientes dos bairros atendidos pela UBS Del Rey poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C. Além disso, será oferecido um café da tarde a todos que comparecerem. A iniciativa foi organizada pela equipe de servidores, com o apoio do SAE – Serviço de Atendimento Especializado IST/HIV/Aids e Hepatites Virais.
A campanha faz alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, no dia 1º de dezembro. Segundo a enfermeira responsável pela UBS Del Rey, Fernanda Prado, a ação alerta para a importância do diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis.
“As doenças possuem tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No caso da sífilis e das hepatites, há grandes chances de cura. Entretanto, quanto mais cedo é o diagnóstico, maiores a chances de sucesso no tratamento”, destacou.
A campanha Dezembro Vermelho na UBS Del Rey conta com o apoio do Quiosque Ronaldo Pula Pula, Lu Doces, Fábrica de Doces São José, Paula Doces e Padaria Santa Clara, no Jardim Del Rey.

Macro III
Já no dia 19, uma quinta-feira, o evento ocorre na Macro III (Santa Terezinha). Os moradores da região podem realizar os testes rápidos das 16h às 20h, além de aproveitar um café da tarde especial. Todas as atividades são organizadas pela equipe de servidores da unidade, com apoio do SAE – IST/HIV/Aids e Hepatites Virais.
Às 19h, haverá uma palestra sobre a importância da prevenção com a educadora em saúde, Teresa Rodrigues.

Macro I
A Macro I – Eldorado realizou a campanha “Fique Sabendo” nesta segunda e quarta-feira. Mais de 100 testes rápidos de HIV e sífilis foram feitos. A equipe da unidade ainda aproveitou para efetuar testes rápidos para o diagnóstico de hepatites virais. Todos os presentes ainda receberam um kit com preservativos femininos e masculinos, lubrificante e folhetos informativos.
Em Penápolis, a campanha “Fique Sabendo” é coordenada através do SAE – Serviço de Atendimento Especializado IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O SAE oferece acolhimento, aconselhamento, consultas médicas, fornecimento de medicamentos, exames específicos e gerais. Ele fica localizado na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidades.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024