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DEZ
19
19 DEZ 2019
Conheça a ferramenta Não Me Perturbe
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Os usuários que recebem chamadas indesejadas das empresas de telecomunicação podem se cadastrar no serviço "Não Me Perturbe"

- O que é o Não Me Perturbe?
As principais operadoras de telecomunicações discutem sobre o crescimento das reclamações das chamadas indesejadas do telemarketing, que é uma realidade. Para isso, foi estabelecido pela Superintendência de Relações com os Consumidores da Anatel, que as operadoras deveriam desenvolver uma lista de bloqueio de chamadas do telemarketing.
Para poder armazenar todos esses dados de uma maneira fácil, criaram um site que fosse capaz de cadastrar o número dos usuários que desejam bloquear chamadas indesejadas, o Não Me Perturbe. Para que o usuário possa bloquear as chamadas dos telemarketing é preciso que ele se cadastre no site www.naomeperturbe.com.br. Atualmente as operadoras participantes são a Algar, Claro-Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Telefônica - Vivo. 

- Para que serve esta ferramenta?
O Não Me Perturbe foi pensado nos usuários que não desejam receber ligações indesejadas e excessivas das operadoras. Com o Não me Perturbe os usuários podem solicitar o bloqueio do número para não ter que receber chamadas do departamento de telemarketing.
O bloqueio das chamadas poder ser tanto da operadora que o usuário tem um contrato quanto de outras operadoras.

- Motivo das reclamações para os cidadãos de Penápolis
Apoiada pela Anatel, a Selectra Brasil coletou os resultados das reclamações dos serviços de telefonia (fixa e móvel), TV por assinatura e internet banda larga do município Penápolis em 2019. Veja quais foram as operadoras com mais reclamações e os respectivos tipos de reclamações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Direitos do consumidor
Em caso de que o cliente não esteja satisfeito com os serviços prestados pela operadora, ele como consumidor, tem o direito de mudar de operadora e abrir reclamação em algum órgão que tenha como objetivo representar o direitos do consumidor.
Em todas as cidades existem órgãos pensados nestes direitos, já que, muitas operadoras exageram nas chamadas para poder oferecer serviços e novas ofertas. Nessas ocasiões o consumidor tem o direito de reclamar as chamadas recebidas.
No gráfico abaixo mostramos a última atualização do ranking dos perturbadores de 2019 (dados até abril), feita pelo órgão Procon. A operadora Oi detém somente 9,4% do mercado paulista, porém, se destaca como operadora com menos reclamações por chamadas indesejadas aos usuários.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses órgãos têm como objetivo pensar em estratégias que ajudem os consumidores a entenderem seus direitos e como lidar em caso de receber chamadas abusivas das operadoras de telecomunicação.

- Vantagens do Não me Perturbe
Ferramentas como o Não me Perturbe são um reflexo das mudanças que o mercado de telecomunicações necessita. O poder de bloquear as chamadas indesejadas busca trazer vantagens para todos os pontos com que a proposta mantém contato:

- Reduz a burocracia, as demandas judiciais e o número de reclamações por parte dos consumidores.
- Melhora a relação com as Operadoras e experiência com o cliente.
- O usuário recebe um atendimento de excelência que não ultrapassa os limites dos seus direitos como consumidor.

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