Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
17 JAN 2020
Combate ao Aedes: Vigilância aplica inseticida no Jardim Del Rey neste sábado

Moradores do bairro Jardim Del Rey devem se preparar para a aplicação de inseticida neste sábado (18), a partir das 09h, como auxílio no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, a região já concentra três casos positivos de dengue e quatros suspeitos, somente em janeiro.
Receberá o inseticida a região compreendida entre a avenida Luiz Rodrigues Manzano e a estrada do Mineiro e entre a rua Belmiro Lopes e a avenida Soldado PM Guerino Polônio. Os moradores serão avisados por meio de carro som e devem preparar a residência para a pulverização.
Segundo o encarregado interino do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Marco Souza, a primeira medida para se preparar para o fumacê é fazer uma vistoria nos quintais. “Pedimos que os moradores verifiquem seus quintais, olhando vasos e pratinhos de plantas, ralos, bebedouros de animais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água”, explicou.
Vale ressaltar que a nebulização é uma das ferramentas de combate ao Aedes, porém elimina apenas os mosquitos adultos e não exclui a necessidade de eliminar os criadouros e impossibilitar o aparecimento outros mosquitos. “A nebulização não é garantia de eliminação total da dengue. A eliminação dos criadouros é a única forma efetiva de acabar com o Aedes”, alertou o encarregado.
Amanhã, a equipe de agentes inicia os trabalhos às 09h. A pulverização será feita com veículo trafegando em baixa velocidade em frente às residências, para garantir a eficácia do produto. “Para que a aplicação seja eficiente, pedimos que os moradores deixem as portas e janelas abertas, protejam animais, água e alimentos, retirem as roupas do varal”, orientou.
O encarregado ainda orientou que pessoas alérgicas devem ficar distantes da nebulização. “Se na residência houver pessoas doentes ou acamadas, idosos e alérgicos, elas devem ser mantidas em um quarto com as portas e janelas fechadas por até 30 minutos após o final da aplicação”, acrescentou.

Casos
Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, em janeiro foram registrados cinco casos positivos de dengue. Em dezembro 2019, quatro casos foram confirmados. “Os dados revelam que a proliferação do mosquito está aumentando, por isso, pedimos todo o envolvimento dos moradores para que possamos evitar uma nova epidemia”, concluiu Souza.