A Prefeitura de Penápolis deu início às ações da “Operação Dengue”, que nesta primeira fase abrange os bairros Jardim Del Rey, Village Regina e Portal dos Faveiros. Dessa forma, os agentes fizeram ontem, 04, a visita casa a casa com orientações e entrega de dois sacos plásticos (verde e preto) para que o morador faça a limpeza do quintal e descarte os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e também da febre amarela.
E hoje, 05 (quarta-feira), a Prefeitura e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) farão o recolhimento dos sacos plásticos com os criadouros, que deverão estar depositados nas calçadas, em frente às residências. Não serão recolhidos móveis velhos, entulhos, nem lixo doméstico, apenas os criadouros embalados nos devidos sacos plásticos.
Cerca de 70 agentes comunitários de saúde e agentes de saneamento participaram da ação, cuja concentração foi às 7h na UBS Jardim Del Rey e a partir das 8h, iniciaram a visita casa a casa em todos os 1.500 imóveis dessa região que compreende os três bairros.
O secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, explicou que a “Operação Dengue” tem o objetivo de evitar uma nova epidemia da doença na cidade, já que há um crescimento dos casos devido às altas temperaturas e chuvas dessa época do ano. “A Operação iniciou por essa região porque é onde se concentra a maioria dos casos positivos de dengue neste ano. Por isso, precisamos urgentemente conscientizar a população para que elimine os criadouros do mosquito”, comentou.
Ele ressalta que todos os moradores devem contribuir para que não haja mais casos de dengue na cidade. “A única forma de prevenção da doença é eliminando os criadouros do mosquito. Portanto, se cada um fizer a sua parte, dentro da sua casa, de seu quintal, não teremos epidemia em Penápolis”, concluiu o secretário Braz.
Secom – PMP