Colaboradores de diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis se reuniram na última quinta-feira (12) para elaboração de um protocolo preventivo contra o coronavírus. A reunião aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal e contou com a presença do secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, representantes das unidades básicas de saúde, Pronto Socorro, Santa Casa, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Educação.
Os presentes debateram sobre as medidas que devem ser adotadas pelo município caso haja algum paciente suspeito, e principalmente sobre as coletas de material para análise, além de fornecimento de materiais para atendimentos de enfermagem necessários. Houve ainda uma discussão sobre meios de orientação e conscientização à comunidade.
Para o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, o trabalho as medidas de prevenção já são adotadas e devem ser intensificadas ainda mais nas escolas e unidades de saúde.
“Estamos disponibilizando pontos de higienização com álcool gel em setores de utilidade pública por todo o município, especialmente onde há grande fluxo diário de pessoas, e incentivando nas escolas da rede municipal a higiene necessária para garantir a segurança”, comentou.
Outras medidas, como monitoramento de pacientes isolados nos domicílios, em uma hipótese de confirmação de caso, entre outras medidas técnicas, estiveram em pauta no encontro.
Coronavírus
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, podendo variar o quadro de saúde de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Porém, alguns casos, podem ser mais graves, principalmente em pessoas que já possuam outras doenças. Neste caso, acarretam crises agudas na respiração e outras complicações que podem levar a óbito.
Os sintomas presentes nos pacientes infectados são febre, tosse e dificuldade de respiração, além de cansaço, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.
A transmissão do vírus ocorre através do espirro, tosse, contato físico com pessoas infectadas e contato com superfícies contaminadas.
As medidas a serem seguidas pela população para prevenir a contaminação são as seguintes:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou usar antisséptico como álcool gel, especialmente após tossir, espirrar, ir ao banheiro e antes de comer
- Cobrir a boca e o nariz ao espirrar; em caso de lenço, jogue fora e imediatamente lave as mãos
- Evitar contato com pessoas que estejam com febre ou tosses
- Evitando contato com as mucosas do nariz, boca e olhos
Secom – PMP