Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
02 ABR 2020
Combate ao Coronavírus: Prefeito solicita ampliação de leitos ao Governo do Estado
Durante a videoconferência, o prefeito solicitou a ampliação de leitos de UTI e enfermaria para atender a região de Penápolis

Na tarde desta terça-feira (31), o prefeito Célio de Oliveira participou de uma videoconferência com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, marco Vinholi. Participaram do encontro virtual, prefeitos de cidades pertencentes à região administrativa de Araçatuba para discutir medidas de fortalecimento da saúde pública durante a epidemia de coronavírus.
Na ocasião, o secretário da pasta, Marco Vinholi conversou com os chefes executivos municipais, sanou dúvidas e dialogaram sobre a situação regional. A reunião ainda tratou sobre o repasse de R$ 311 milhões anunciados na última semana pelo Governador João Doria para ações de combate do novo vírus. Até o momento, os 43 municípios da região receberão mais de R$ 4 milhões.
Entre os assuntos discutidos está a criação de leitos em todo o Estado. Atualmente São Paulo tem 18 mil pacientes internados na rede estadual de saúde e o objetivo é liberar 30% desses leitos. Ainda foi anunciada a criação de 1300 novos leitos de UTI e 1.568 já foram entregues.
Durante a videoconferência, o prefeito Célio de Oliveira destacou que a divisão de saúde de Penápois compreende 17 municípios, com uma população de 270 mil habitantes. “Temos um quadro preocupante, com 0,67 leitos por 10 mil habitantes. Em nosso levantamento, a nossa região é a que possui a menor quantidade de leitos de UTI em todo o estado”, afirmou.
“O projeto que apresentamos prevê o fortalecimento da saúde pública da região, dividindo em três centros de atendimento, Araçatuba, Penápolis e Andradina. Disponibilizamos a estrutura física para o atendimento, mas precisamos do apoio do Estado para os equipamentos necessários e custeio do serviço”, destacou o prefeito.
Penápolis apresentou duas propostas na DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba. Uma delas contempla a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis com o acréscimo de 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e mais 18 de enfermaria.
O segundo projeto prevê a instalação de 10 leitos de UTI no antigo hospital Luiz Valente e 28 leitos na enfermaria. “Podemos ter duas propostas aprovadas, apenas uma delas, ou ainda mudanças nos números de leitos. De qualquer forma, são projetos para garantir uma estrutura médica para o atendimento aos pacientes com Covid-19”, finalizou o prefeito Célio de Oliveira.
“Pedimos brevidade e agilidade para ampliar o número de vagas em UTI e em enfermaria. Diversos municípios da nossa região já enfrentam uma situação preocupante por conta do coronavírus e temos que estar preparados para situações ainda mais graves”, enfatizou.
Após a explanação de todos os prefeitos, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, declarou apoio aos pleitos apresentados. “Em relação aos leitos, os recursos e a regulação, verificamos a importância de fortalecer o atendimento nas cidades que dispõem da alta complexidade, como Araçatuba, Birigui e Penápolis”, afirmou Vinholi.

(*Com informações do Governo do Estado)