Após a finalização da pintura e a limpeza do espaço, o Centro de Referência da Covid-19 entra em funcionamento na próxima semana. A previsão era a abertura da unidade já na segunda, porém equipamentos imprescindíveis para o funcionamento não foram entregues em tempo hábil.
Na última semana, grande parte dos equipamentos médicos e mobiliários foi entregue para o funcionamento da unidade de saúde. Toda a equipe de profissionais já foi contratada e inicia o trabalho nesta segunda-feira. A escala de profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, já está pronta.
Habilitação
No último dia 13, os leitos foram habilitados pela Secretaria Estadual de Saúde e enviados para o Ministério da Saúde para o credenciamento. A publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo habilitou 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 leitos de enfermaria. O Centro de Referência foi denominado oficialmente como Hospital de Campanha Covid-19 para o atendimento dos municípios da região dos consórcios.
Sobre a ocupação dos leitos, o secretário de Saúde Wilson Carlos Braz explicou que estarão inseridos no Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para atendimento de toda região.
“Vale ressaltar que os penapolenses terão prioridade no atendimento do Centro, pois há uma ligação direta com o Pronto Socorro. Caso um paciente passe pelo PS e seja constatada a Covid-19, ele será encaminhado diretamente para o nosso centro”, esclareceu.
Equipamentos
Segundo o secretário de Saúde, outros equipamentos serão entregues nesta semana. “Estamos em contato direto com os fornecedores vencedores de licitação para que as entregas sejam feitas com urgência. Equipes trabalharam diariamente para deixar tudo pronto e organizado para o início dos trabalhos”, destacou Braz.
Todos os mobiliários e equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de Penápolis e, portanto, são patrimônio do município. Para a utilização no Centro de Referência, foi formalizada um Termo de Cessão de Uso para a AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil), gestora da unidade e da Santa Casa de Penápolis. Caso o espaço seja desativado, os equipamentos retornam à utilização do município.
A unidade contará com um sistema de desinfecção individual por pulverização contra vírus e bactérias. O equipamento é utilizado para desinfecção por passagem de pessoas, cadeiras de rodas, andadores, equipamentos e bicicletas, evitando a proliferação do coronavírus.
A AHBB, gestora da unidade, já realizou a contratação de 80 profissionais para compor a equipe administrativa, de enfermagem e médica. “Os profissionais contratados participam de reuniões para acertar todos os detalhes sobre o funcionamento do Centro de Referência”, informou Braz.
Secom – PMP