14 JUN 2020
Reservatório do Pereirinha entrará em funcionamento em agosto
Com reservação de 1600 metros cúbicos de água, estrutura terá capacidade de atender uma população de 20 mil habitantes

Com capacidade de abastecimento para uma população de 20 mil habitantes, as obras do reservatório de água do bairro Pereirinha serão concluídas em agosto. Nesta data, a estrutura estará em pleno funcionamento, garantindo o abastecimento e a reservação de 1.600 metros cúbicos de água.
Nesta quinta-feira (10), o prefeito Célio de Oliveira, o vice Carlos Alberto Feltrin e o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Márcio Wanderley, verificaram o andamento das obras. O engenheiro do Daep, Daniel Vitor de Sousa Souto, também acompanhou a visita.
A construção do reservatório é executada pela empresa Alfa Jota Engenharia Indústria e Comércio Ltda, contratada via licitação pública promovida pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Segundo explicou o engenheiro do Daep, as obras são executadas em oito frentes de trabalho.
“Equipes trabalham na ligação de energia, nas construções da casa de bombas, da guarita de vigilância e dos reservatórios apoiado e elevado. As obras são executadas simultaneamente e a empresa prevê a conclusão para agosto. Nesta data, todo o reservatório estará em pleno funcionamento”, afirmou Souto.
O Reservatório Elevado terá 19 metros de altura e capacidade de reservação de 600 metros cúbicos de água. Já o reservatório semienterrado possui capacidade de mil metros cúbicos, totalizando 1.600 metros cúbicos, suficientes para o abastecimento de uma população de 20 mil habitantes.
A construção beneficiará os bairros Pereirinha, Residencial Haroldo Camilo, Residencial Vicente Berbel, Residencial Colina Verde, Jardim Ipanema, Residencial Antonio Ferreira, Parque dos Girassóis, Portal Flamboyans, Jardim Tropical, Residencial Atlântica, Portal das Primaveras e Jardim Alphaville.
De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, o crescimento habitacional desta região fez com que houvesse a necessidade deste investimento. “Hoje temos uma população de cerca de 12 mil habitantes, com uma estimativa de crescimento populacional para os próximos anos. O Daep já projetou uma estrutura capaz de atender esta futura demanda de moradores”, destacou o prefeito.
“Em 2018, entregamos o Complexo de Reservação ‘Odemar Rosa Pereira’, no Bairro Jardim do Lago V. O Reservatório do Pereirinha foi uma obra planejada desde 2013, executada pelo Daep com recursos próprios. São estruturas fundamentais para garantir o abastecimento, caso haja algum problema no sistema de distribuição de água”, enfatizou o prefeito.
“Nos últimos anos, Penápolis registrou um alto crescimento habitacional e a estrutura de saneamento, coleta de esgoto e abastecimento de água, precisa acompanhá-lo. O último reservatório construído foi em 1997 no Jardim Pevi. Nesses mais de 20 anos, o sistema de reservação não seguiu o mesmo ritmo de crescimento. Por isso, a necessidade de investimentos na área”, acrescentou Célio.
Para execução do novo reservatório, o Daep investe o montante de R$2.130.888,88, com recursos próprios da autarquia. O valor inclui todas as etapas da obra, desde o projeto executivo, obras civis, parte elétrica e hidráulica, jardinagem, cercamento, entre outros itens.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024