05 JUL 2020
Cras distribuem kits julinos às famílias em acompanhamento
Cada família recebeu um kit para comemorar as festividades de julho em suas próprias residências

Para comemorar as festividades julinas e diante da impossibilidade de reuniões, os Centros de Referência de Assistência Social – Cras Planalto e Cras Eldorado – e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) distribuíram um kit julino às famílias. Cerca de 200 famílias em acompanhamento nas unidades receberão o kit comemorativo. A distribuição foi iniciada nesta semana.
A assistente social e coordenadora do Cras Planalto, Keli Lima Mouro Forti, explicou que todos os anos é realizada uma comemoração julina, reunindo todas as famílias acompanhadas nos grupos e no serviço Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família).
“Neste ano, diante a epidemia de coronavírus, não poderíamos reunir todos e realizar uma Festa Julina. Tivemos que elaborar uma alternativa para que as famílias possam comemorar a festividade, sem trazer riscos à saúde. A ideia do kit é permitir que a data não passe em branco e que as famílias possam comemorar de forma segura”, destacou.
O kit julino é composto de leite em pós, achocolatado, milho para pipoca, chá, pipoca doce, paçoca, pé de moçam, doce de abóbora e doce de leite. A retirada dos produtos é feita de forma agendada, para evitar a aglomeração das famílias.

Acompanhamento
Por conta da pandemia de Covid-19, as equipes do Cras tiveram que elaborar um acompanhamento diferenciado às famílias. “Tínhamos grupos semanais, onde reuníamos as famílias para atividades sociais e de fortalecimento de vínculo. Tivemos que suspender as atividades e pensar em uma outra forma de atendê-las”, afirmou.
“Agora temos um acompanhamento via telefone e de forma individual e agendada com cada família para verificar suas necessidades e sua situação. Esse contato é fundamental para não perdemos o vínculo que foi criado entre os profissionais do Cras e a comunidade. Infelizmente ainda não temos previsão de retorno das atividades” finalizou a assistente social e coordenadora do Cras Planalto.