Segunda-feira, 13 de Maio de 2024
22 JUL 2020
Iniciada revitalização da avenida Leopoldino Alves Cardoso
Atualmente são feitos serviços de topografia, nivelamento e estaqueamento dos canteiros centrais

Projeto contempla novos canteiros, iluminação, pista de caminhada, bacias e recapeamento asfáltico

A equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços de Penápolis está trabalhando na revitalização da avenida Leopoldino Alves Cardoso, na região da Vila Santa Terezinha. Naquela localidade havia muitos problemas relacionados ao tráfego, especialmente pelas condições do asfalto muito antigo, além de buracos e danos ocasionados pelas raízes de grandes árvores no canteiro central.
Neste sentido, a prefeitura promoveu a remoção das árvores de grande porte dos canteiros, inadequadas pra trechos urbanos, e realizou a limpeza geral da via.
Na sequência começaram os serviços de topografia e estaqueamento dos canteiros centrais, onde serão plantadas novas árvores, desta vez usando espécies específicas para arborização de cidades. Uma máquina patrol tem trabalhado na área para nivelar o solo.
Este serviço é realizado deste o início da semana, juntamente com a demarcação de guias e sarjetas, que serão implantadas nos próximos dias. Todo o trajeto, que vai da rua Ramalho Franco até a rua Giácomo Paro, receberá recapeamento asfáltico em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), material de maior qualidade e durabilidade.
De acordo com o projeto, ao longo dos canteiros serão construídas as calçadas para caminhada e instalada uma nova iluminação, com 16 postes ornamentais.
Conforme explicou o secretário municipal de Obras, o engenheiro Murilo do Valle, a próxima fase das obras será a construção de caixas coletoras de água da chuva, bem como bacias nas esquinas, com objetivo de facilitar o escoamento das águas pluviais para as referidas caixas.
Toda a revitalização do trecho da avenida Leopoldino receberá investimentos da ordem de R$834,5 mil, aproximadamente, entre material e mãos de obra, com recursos próprios.

Aguardada
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, comentou que esta era uma obra aguardada há muito tempo pela comunidade penapolense, especialmente pelos moradores da região.
“Com a implantação recente do condomínio residencial Manacás, o movimento daquele trecho aumentou bastante, sem contar que a região recebeu um outro empreendimento, o loteamento Mais Solar. Isso levou a um crescimento do tráfego, fazendo ainda mais necessários os investimentos no local”, comentou ele.
“Inclusive trata-se de uma via de ligação de bairros muito importante, facilitando os acessos a diferentes regiões”, acrescentou.
“Uma outra significativa vantagem neste processo de revitalização é proporcionar condições seguras para que a população possa se exercitar em caminhadas, feitas com frequência na área. Depois de urbanizado o trecho no novo loteamento Mais Solar, a pessoas passaram a utilizar bastante aquela avenida para caminhada”, observou ele.
“A iluminação que vamos instalar nos canteiros centrais, com postes ornamentais, dará segurança inclusive para aqueles que utilizarem o trecho no período noturno”, concluiu Célio.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024