Na última semana foi iniciado o trabalho de instalação de aparelhos climatizadores de ar nas escolas municipais de Penápolis. O serviço vem sendo efetuado pela empresa Póloclima Climatizadores (Andreati & Zaramello Ltda), de Santa Fé do Sul/SP, vencedora da licitação pública realizada pela prefeitura no último mês de outubro.
Ao todo estão sendo investidos R$ 1,310 milhão, custeados com recurso do governo federal, através do Auxílio Salário Educação – Qese. Nos valores estão inclusos os aparelhos e instalação (incluindo material necessário).
No projeto “Sala Climatizada”, são atendidas as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, beneficiando mais de 4.200 alunos.
No total foram adquiridos 365 climatizadores de ar com potências variadas para as 10 escolas de Ensino Fundamental e 13 unidades de Educação Infantil (creches e pré-escolas). A potência de cada climatizador é proporcional ao tamanho das salas e quantidade de alunos. Algumas unidades também receberão climatizadores nos refeitórios.
As outras 12 unidades restantes de Educação Infantil serão contempladas com climatizadores de ar no próximo ano de 2021. A secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, explicou que nessa primeira etapa do projeto, a prioridade foi dada para as escolas com maior número de alunos. “Entretanto as demais unidades serão contempladas já no próximo ano”, disse.
Trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade escolar, tanto alunos como pais e professores, já que a cidade tem clima muito quente na maior parte do ano. Agora, com os climatizadores, a temperatura ficará mais agradável para o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
Características
O climatizador de ar em sala de aula, além de promover maior comodidade e bem-estar aos alunos em épocas de clima quente e seco, também favorece as medidas de prevenção à saúde, já que para sua utilização, é necessário deixar portas e janelas abertas, permitindo a circulação e renovação constante do ar nesses locais.
Além disso, uma pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Educação apontou que o climatizador de ar trará economia às unidades, já que gasta menos energia que ar condicionado e até mesmo os ventiladores tradicionais.
Secom – PMP