Terça-feira, 16 de Abril de 2024
20 NOV 2020
Sasc inicia ações do Programa Criança Feliz em Penápolis
Encontro de lançamento do Programa Criança Feliz, ocorrido no início do mês, com apresentação dos visitadores

No início deste mês de novembro a Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Penápolis) iniciou oficialmente as ações do Programa Criança Feliz na cidade. A iniciativa é uma ação do Governo Federal, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.
São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes, crianças até 03 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças até 06 anos e suas famílias beneficiárias do Beneficio de Prestação Continuada; e crianças até seis anos afastadas do convívio familiar.
Segundo explicou a titular da Sasc, a assistente Social Suely Valdstein de Queiroz, o município se credenciou ao programa.
“A partir daí tivemos direito de receber os recursos mensais destinados à efetivação das ações. Desta forma, vem sendo possível atender de início 150 beneficiários cadastrados”, disse Suely.
O desenvolvimento do Programa Criança Feliz se dá por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultural e direitos humanos.
“Durante as visitas é observada a relação da família com as crianças, o vínculo estabelecido entre eles, assim como o desenvolvimento dos pequenos. A partir do que é observado, são elaboradas atividades para potencializar esses aspectos”, explicou ela.
“Conforme as demandas percebidas, os nossos visitadores encaminham as famílias para outros serviços disponíveis na rede pública”, acrescentou.
“Na nossa pauta está ainda o apoio à gestante e toda sua família na preparação para o nascimento, cuidados perinatais, colaboração para o bom exercício da parentalidade, entre outros importantes assuntos relacionados”, observou Suely.
Para desenvolver esta tarefa, a Sasc conta com o apoio de uma equipe formada por 09 visitadores (universitários dos cursos de Psicologia e Padagogia), mais 02 supervisores e um coordenador.
Todos os profissionais que atuam no Programa Criança Feliz participaram de cursos e capacitações promovidos pelo Governo Federal, de forma online.
“De acordo com o Mistério da Cidadania, o Criança Feliz se tornou o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância e atua diretamente no desenvolvimento infantil. Ficamos muito felizes em fazermos parte desta frente de trabalho, proporcionando melhoria para a qualidade de vida das nossas crianças e futuras gerações”, avaliou a secretária de Assistência Social.