Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
21 NOV 2020
Campanha de multivacinação é prorrogada até o dia 30

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Polio também foi estendida

A Secretaria Municipal de Saúde informa á população que foi estendido o prazo das Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação até o dia 30 de novembro. Esta é mais uma oportunidade para se proteger contra pólio e atualizar a caderneta de vacinação.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é destinada a crianças de um a cinco anos incompletos. A meta é vacinar 95% do público-alvo, estimado em 3.328 crianças.
A Campanha de Multivacinação é destinada a crianças e jovens até 15 anos, com o objetivo de atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas e imunizações. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis apresentem a carteirinha de vacinação.
A vacinação está disponível nas Macros I (Eldorado), II (Postão) e III (Santa Terezinha), das 07h às 17h. Para se vacinar, basta comparecer a uma das unidades com a caderneta de vacinação. No local, será avaliada a situação vacinal de cada criança e jovem.

Dados
Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas 1.808 crianças contra a pólio, o que corresponde a 62,13% das cerca de 2.910 crianças que integram a faixa-etária.
Entre as crianças de até 1 ano, foram vacinadas 50,66% de um total de 835 crianças. Já na faixa etária de 2 anos foram aplicadas 444 doses, com cobertura de 63,88%. Já em crianças de 3 anos, foram 495 vacinas aplicadas em um total de 71,95%. Com cobertura de 64,45%, 446 crianças de 4 anos foram vacinadas.
O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, reforça o alerta para que os pais procurem as unidades de vacinação e verifiquem a situação vacinal dos seus filhos.
“As coberturas vacinais estão baixas em todo o país. Seja por causa da pandemia de Covid-19 ou outros fatores, não podemos nos descuidar da vacinação ou teremos a volta de doenças graves como a poliomielite”, enfatizou.

Orientações
A Secretaria Municipal de Saúde solicita que as crianças e jovens sejam acompanhados por apenas um responsável, evitando a circulação de pessoas nas unidades básicas. É obrigatório o uso de máscaras. As unidades estão preparadas para receber o público, mas é necessária a colaboração de todos nas medidas preventivas do coronavírus.