Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
22 NOV 2020
Centro de Integração da Cidadania: Obras da antiga Estação Ferroviária entram em nova fase
Fachada da Estação Ferroviária é recuperada para implantação do Centro de Integração da Cidadania

Mais uma etapa das obras da antiga Estação Ferroviária foi concluída nas últimas semanas. O espaço abrigará o “Centro de Integração da Cidadania”, em um investimento de R$ 1,1 milhão. Com a parte de alvenaria concluída, as equipes trabalham na instalação da estrutura metálica da cobertura e no revestimento interno e externo. A previsão é que a obra seja concluída no segundo bimestre de 2021.
Os serviços são executados pela empresa Villaggio Engenharia Ltda, vencedora da licitação pública realizada pela Prefeitura de Penápolis. As obras foram iniciadas em agosto, com a limpeza geral do prédio, retirada da cobertura do prédio principal e demolição da cobertura da antiga plataforma de embarque.
Já foi concluída a etapa de alvenaria, com a construção das divisões entre as salas. Agora, é executada a instalação de revestimentos internos e externos nas paredes e a finalização da estrutura metálica de cobertura. Nos próximos dias, será instalada a cobertura com telhas em aço galvanizado tipo sanduíche que oferece conforto térmico ao ambiente. Também serão feitas todas as instalações hidrossanitárias.
Segundo o arquiteto da Secretaria de Obras e Serviços, Reinaldo Munhoz Morás, por conta de o prédio estar desocupado por muitos anos, não foi possível aproveitar os materiais. “O espaço sofreu com a ação de vândalos e das intempéries climáticas. As instalações hidrossanitárias e caixilhos metálicos foram arrancados e paredes foram incendiadas neste período de desocupação”, enfatizou.
Infelizmente, também não foi possível garantir a preservação das condições arquitetônicas do local no projeto. “O prédio foi modificado ao longo dos anos, principalmente quando ocupado por uma empresa privada. Quando a prefeitura recebeu autorização da União para revitalizar a área, o prédio já estava totalmente descaracterizado”, acrescentou o arquiteto.

Centro de Cidadania
Cerca de R$ 881,5 mil, do total investido na obra, são recursos provenientes do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Outros R$ 219,7 mil são de contrapartida da Prefeitura. Durante todo o processo para a conquista da liberação de recursos do FID, a Prefeitura contou com o apoio do deputado estadual, Roque Barbieri.
No Centro de Integração da Cidadania, funcionarão setores como Procon (Órgão de Defesa do Consumidor), PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Posto Fiscal (Secretaria da Fazenda), Banco do Povo, Casa do Artesão e postos de atendimento ao contribuinte do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e da Prefeitura.
Está planejada uma obra complementar para esta região, com a ampliação e revitalização da área da Feira Livre. O projeto executado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços prevê a ampliação da área onde hoje estão instaladas a feira livre e trailers de alimentação.
O projeto consistirá na construção de 18 boxes padronizados para a instalação dos comerciantes do ramo alimentício. O local oferecerá ainda estrutura para abrigo de reservatórios de gás e espaço para armazenamento de resíduos sólidos orgânicos e recicláveis.
A população também terá uma estrutura mais adequada com a construção de novos sanitários e fraldário, seguindo todas as normas de acessibilidade. O local ainda receberá nova iluminação, com a instalação de seis luminárias em led.