Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
27 NOV 2020
Melhorias na estrada rural do Saltinho do Lajeado estão em fase final
As obras ocorrem em um trecho de 1,6 quilômetros com o alargamento e nivelamento da pista

As obras melhorias prosseguem na estrada rural de acesso ao bairro Saltinho do Lajeado, em um investimento de R$188,5 mil com recursos provenientes do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. As obras estão em fase final e serão concluídas neste mês, visando o controle e prevenção de processos erosivos e assoreamento das nascentes.
Os serviços se concentram em 1,65 quilômetros da estrada rural PNP 005/02 e são executados pela Engeplan Terraplenagem Construção Civil e Pavimentação Ltda, vencedora do processo licitatório realizado pelo consórcio. O projeto foi aprovado em 2019 por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, com convênio assinado no inicio deste ano.
Entre as melhorias executadas, estão serviços de quebra de barrancos, reconformação geométrica da estrada com alargamento do leito carroçável, drenagem superficial e revestimento primário a fim de proporcionar maior vida útil à estrada. A fiscalização dos serviços foi feita pelo engenheiro civil do Daep junto com o coordenador do CIRL.
O coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, destacou que as estradas rurais devem ter manutenção constante. “Estradas mal conservadas e não adequadas ambientalmente podem ser indutoras de processos erosivos, além de impactarem diretamente na qualidade de vidas das pessoas que vivem no campo”, afirmou.
O investimento constante do CIRL em melhorias na bacia hidrográfica coloca Penápolis em uma situação privilegiada. “Esse trabalho garante que a cidade não enfrente problemas de escassez hídrica, racionamento ou de falta de água nas torneiras, mesmo em graves períodos de estiagem”, enfatizou o coordenador.
“Para isso, é fundamental manter o contato constante e contínuo com os produtores rurais”, acrescentou. O CIRL trabalha com horas-máquinas subsidiadas aos produtores rurais para realização dos serviços de terraceamento de solo, além dos serviços de plantio e manutenção de mudas nativas e recuperação de estradas rurais.

Consórcio
O CIRL foi criado em 1993 para preservar o Ribeirão Lajeado, que possui nascente em Alto Alegre, percorre Penápolis e com foz em Barbosa. O trabalho realizado pelo consórcio tem reflexo direto na disponibilidade e qualidade hídrica do único manancial que abastece Penápolis. O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) repassa anualmente, em conformidade legal, um valor financeiro para manter o CIRL devido ao interesse na preservação hídrica.