Quinta-feira, 28 de Março de 2024
29 NOV 2020
Obras na avenida Leopoldino Alves Cardoso entram em fase final
As equipes trabalham no aterramento do canteiro central da via, para que sejam construídas as calçadas da pista de caminhada

Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços prosseguem com os trabalhos de revitalização da avenida Leopoldino Alves Cardoso, na região do bairro Santa Terezinha. Nesta etapa, são executadas a regularização do terreno e o aterramento dos canteiros centrais. O cronograma prevê que até o final do ano seja concluída a nova pavimentação da via.
 As melhorias ocorrem no trajeto que vai da rua Ramalho Franco até a rua Giácomo Paro. Os trabalhos foram iniciados no último mês de julho. Toda a revitalização do trecho da avenida Leopoldino recebe investimentos da ordem de R$834,5 mil, aproximadamente, entre material e mão de obra, com recursos próprios do município.
Segundo o secretário de Obras, o engenheiro Murilo do Valle, as melhorias executadas neste momento preparam a via para receber a nova pavimentação. “Estamos executando o aterramento dos canteiros centrais onde foram instaladas as fiações para a nova iluminação do local. Serão instalados 16 postes ornamentais com luminárias em led”, explicou.
“Após esse aterramento, será iniciada a construção das calçadas nesta área central, para a implantação de uma pista de caminhada. Esta foi uma obra bastante complexa, com diversos tipos de serviços, incluindo melhorias na drenagem, guias e sarjetas, remoção de árvores, entre outras intervenções”, afirmou o secretário.
A avenida Leopoldino apresentava diversos problemas relacionados ao tráfego, especialmente pelas más condições do asfalto muito antigo, além de buracos e outros danos ocasionados pela chuva e pelas raízes de grandes árvores no canteiro central.
Inicialmente, foram retiradas todas as árvores de grande porte dos canteiros centrais, pois as espécies eram inadequadas para a zona urbana. Os trabalhos ainda contemplaram a implantação de guias e sarjetas e a retirada dos detritos da via pública.
Para melhorar a drenagem da via, foram construídas caixas de drenagem das águas da chuva e bacias coletoras de águas pluviais, além de caixas subterrâneas para passagem da fiação elétrica.
“As melhorias são uma antiga reivindicação dos moradores dessa região que estamos em fase de finalização. Após a conclusão da obra, esperamos que a avenida se torne um espaço utilizado pela comunidade, seja para caminhadas ou como uma alternativa de acesso aos mais novos loteamentos como o Mais Solar”, finalizou o secretário, Murilo do Valle.