Por conta da pandemia do novo coronavírus que acometeu o mundo todo, causando uma séria crise sanitária e econômica, a Prefeitura de Penápolis decidiu não investir este ano na tradicional decoração natalina, priorizando os recursos públicos para a área da Saúde, setor mais atingido pela Covid-19.
Mesmo assim, para que a população penapolense tenha um pouco mais de alegria neste final de ano e a cidade entre no clima natalino, a Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo elaborou um projeto reduzido do Natal de Luzes 2020.
Dessa forma, o projeto contemplará apenas dois locais com enfeites natalinos: a frente do Santuário São Francisco de Assis e a rua São Francisco, ambos na região central da cidade.
O prefeito Célio de Oliveira ressalta que não haverá custos com a decoração do Natal de Luzes 2020. “Todos os enfeites serão reutilizados, ou seja, vamos reaproveitar a decoração do ano anterior e transformá-la em uma nova decoração para este ano. Infelizmente não conseguiremos atender muitos pontos da cidade como as praças, ruas e avenidas centrais, mas faremos uma decoração em frente à Igreja Matriz (Santuário) e na rua São Francisco, no coração do centro comercial de Penápolis”, disse o prefeito.
Enfeites
Os funcionários da Secult já iniciaram o processo de produção dos enfeites natalinos, fazendo a manutenção das peças utilizadas nos anos anteriores e adequando para os espaços que serão contemplados este ano.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, a previsão é de que os enfeites comecem a ser instalados na próxima quinta-feira e concluídos até domingo.
“Na próxima semana, o comércio abrirá também no horário noturno, quando as lojas poderão atender até às 20h. Por isso, vamos instalar e ligar os enfeites natalinos iluminando a região central da cidade. Mesmo que de forma tímida, Penápolis terá uma decoração com muitas luzes e cores”, garantiu o secretário.
Secom – PMP