Quinta-feira, 28 de Março de 2024
18 MAR 2021
Prefeitura reconstrói ponte do Córrego do Retiro
A ponte foi totalmente reconstruída para possibilitar o trânsito de veículos e o escoamento da produção rural

Está em fase final a reconstrução da ponte sobre o Córrego do Retiro. O serviço é executado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços e a previsão de término na próxima semana. A estrutura em madeira da ponte estava bastante deteriorada e suas peças serão substituídas.
Segundo o secretário de Obras, o engenheiro Fernando Rosa, inicialmente foi feita a remoção de todas as peças danificadas. “A ponte tem cerca de 15 anos e, com o tempo e o trânsito de veículos foi se deteriorando. Iniciamos o trabalho com a retirada das peças deterioradas e uma revisão em toda a estrutura geral da ponte e dos apoios das vigas, chamadas de travesseiros”, afirmou.
Para o trabalho, a Secretaria de Obras conta com o apoio de máquinas do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). A obra também contou com a doação e apoio de proprietários rurais da região, como Antonio Carlos Begner e Neto Castilho.
Na semana passada, a equipe de servidores substituiu as peças deterioradas. “Reconstruiremos toda a estrutura da ponte para recuperar as condições de tráfego e garantir a segurança dos produtores e proprietários rurais desta região. A previsão é que em 15 dias todo o serviço esteja concluído, caso as condições do clima se mantenham estáveis”, explicou o secretário de Obras.
A estrutura superior da ponte já foi finalizada. “Iniciaremos a reconstrução da ‘saia’ ou ‘cabeça’ nas duas laterais da ponte. Será feita uma escavação para que possamos fixar outras vigas de madeira para estabilizar a estrutura e evitar erosões que comprometam o trânsito de veículos. Esta é parte mais demorada do serviço”, contou o engenheiro.
O secretário da pasta, Fernando Rosa, destacou o trabalho da equipe de servidores da secretaria pelo trabalho executado. “Com todas as dificuldades de falta de equipamentos e maquinário, os servidores da secretaria de Obras conseguem superar essa situação e executar um trabalho exemplar para a população penapolense. Agradecemos toda a dedicação e compromisso dos servidores municipais”, concluiu o secretário de Obras, Fernando Rosa.

Secom - PMP