Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
23 MAR 2021
Prefeitura faz alerta sobre golpes no WhatsApp

Com o objetivo de alertar a comunidade para os perigos de sofrer golpes pela internet, especialmente pelo aplicativo WhatsApp, a Prefeitura de Penápolis dá algumas dicas, orientadas por profissionais, para que seja possível identificar crimes.
A intenção é colaborar com a comunidade que se utiliza desta ferramenta tão importante, que hoje possui mais de 1,2 bilhão de usuários no mundo. Deste total, mais de 100 milhões de usuários estão no Brasil
O próprio aplicativo está circulando um guia para “ficar ligado” em mensagens duvidosas.

É importante ficar alerta para:

- Mensagens incorretas
Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia.

- Links desconhecidos
Evite acessar links de origem desconhecida ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico.

- Spam
Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos.

- Compartilhamento de dados pessoais
Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoais, como: cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, entre outros.

- Mensagens “oficiais” do WhatsApp
O WhatsApp munca vai enviar mensagens diretas a você. Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o aplicativo de graça.

- Promoções
Quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link, cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão.

- Recebeu mensagem suspeita ou indesejada? O que fazer?
Se você receber uma mensagem indesejada, há a opção de bloquear o número como spam diretamente na tela de mensagem.

Para denunciar conteúdo ilegal de um número, siga as instruções a seguir:

•    No Android – abra o aplicativo do WhatsApp > Menu > Ajustes > Sobre a Ajuda > Fale Conosco
•    No iPhone – abra o aplicativo do WhatsApp > Menu > Ajustes > Sobre a Ajuda > Fale Conosco
•    No Windows Phone: abra o aplicativo WhatsApp > Mais  > Ajustes > Sobre > Fale Conosco

Para mais informações basta acessar www.whatsapp.com , e tirar suas dúvidas. Em caso de sofrer algum golpe ou tentativa, procurar a polícia pelo 190 para registrar o ocorrido.

Secom – PMP  (*) Com informações do WhatsApp