A Prefeitura de Penápolis iniciou a implantação de um sistema unificado para o gerenciamento de políticas públicas no município. A primeira ação para efetivar a iniciativa foi a apresentação e o treinamento dos secretários municipais e membros da administração municipal, realizada na semana passada. O treinamento foi acompanhado pelo prefeito Caique Rossi.
O sistema unificado foi elaborado pelo setor de tecnologia da informação da Prefeitura de Penápolis e pelo Consórcio Intermunicipal de Informática, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com a articulação das demais secretarias municipais.
O sistema agregará projetos e programas das diversas secretarias municipais. O secretário de Assistência Social e Cidadania, Pedro Luis Menti Sanchez, foi o responsável pelo treinamento e destacou que o sistema tem o objetivo de unificar o atendimento aos munícipes, nas diversas políticas públicas.
“O sistema é uma ferramenta para mapear o atendimento ofertado à população. Com isso, será possível verificar por quais serviços o cidadão é atendido, quais políticas públicas ele é atendido e quais as necessidades de cada cidadão”, explicou o secretário.
O secretário de Assistência Social ainda acrescentou que o sistema também funciona como um indicador para a formulação de políticas públicas. “É uma forma para mapear e planejar ações, para otimizar recursos financeiros, recursos humanos, garantindo maior eficiência nas ofertas de políticas públicas”, afirmou Sanchez.
“Para a população, o sistema traz como principal benefício a agilidade e eficiência nas políticas públicas. Todas as políticas públicas estarão interligadas e isso reflete na efetividade das ações. Desta forma, conseguiremos atender um maior número de pessoas e oferecer uma política mais igualitária para a população”, finalizou o secretário de Assistência Social e Cidadania.
Secom – PMP