Sexta-feira, 29 de Março de 2024
17 SET 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura lança Sistema Unificado e Cartão Social
As novas ferramentas reúnem as informações do cidadão e oferecem facilidade nos atendimentos
A Prefeitura de Penápolis lançou nesta sexta-feira (17) novas ferramentas para facilitar o acesso aos serviços públicos. Tratam-se do Cartão Social Penapolense e do Sistema Unificado do Município de Penápolis que reúnem as informações do cidadão e oferecem facilidade nos atendimentos junto aos órgãos públicos e entidades.
O lançamento reuniu o prefeito Caique Rossi, a vice-prefeita Mirela Fink, a presidente do Fundo Social, Baíta Rossi; o secretário de Assistência Social, Pedro Sanchez; o secretário de Governo e Gestão Participativa, Thiago Mazucato; e o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega. O evento foi realizado no Auditório “Jose Antonio Sacomani” no Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Segundo o prefeito Caique Rossi as ferramentas buscar concentrar as informações dos penapolenses de forma a facilitar e agilizar o acesso aos serviços e políticas públicas. “Tanto o cartão quanto o sistema unificado concentrarão as informações a respeito dos programas sociais que cada cidadão participa, bem como os benefícios que recebe”, destacou.

Cartão Social
O Cartão Social Penapolense foi criado pela Lei 2526 de 26 de agosto de 2021 para democratizar o acesso de moradores aos diferentes programas e serviços sociais do município, melhorar e dar mais transparência a gestão das políticas públicas, além de implantar o critério de equidade nos serviços públicos.
A coordenação do serviço ficará a cargo da Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania). O Cartão Social Penapolense será utilizado em todos os serviços, programas, projetos e benefícios sociais oferecidos pelo Governo Municipal. Para obter o Cartão Social Penapolense o morador deverá se cadastrar em qualquer unidade da Sasc.
Todo morador do município tem direito ao Cartão Social Penapolense desde que esteja devidamente inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com o Número de Identificação Social (NIS), e que seja residente em Penápolis há, no mínimo, um ano, comprovando mediante documento de utilização de algum serviço público.
Segundo o secretário de Assistência Social, Pedro Luis Menti Sanchez, cada cartão terá o nome e foto do munícipe, além de um número de cadastro municipal. “Com isso será possível ter um panorama claro dos atendimentos realizados dentro daquela família, não só na parte social, como ações da Saúde, Educação, Esporte e Cultura”, acrescentou.
O Cartão Cidadão Penapolense também poderá ser usado para aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais da cidade, a serem conveniados. “Neste caso, o uso será destinado unicamente para benefício eventual, por vulnerabilidade temporária”, esclareceu Pedro.

Sistema Unificado
O Sistema Unificado do Município de Penápolis agrega projetos e programas das diversas secretarias municipais e será uma ferramenta para mapear e facilitar o atendimento ofertado à população. O sistema tem o objetivo de unificar o atendimento aos munícipes, e também funciona como um indicador para a formulação de políticas públicas.
O sistema unificado foi elaborado pelo setor de tecnologia da informação da Prefeitura de Penápolis e pelo Consórcio Intermunicipal de Informática, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com a articulação das demais secretarias municipais.
O secretário de Assistência Social, Pedro Sanchez, acrescentou que o Cartão Social e o Sistema Unificado serão ferramentas integradas para melhorar o atendimento à população. “A ideia á modernizar o acesso às políticas públicas. Com o Cartão Social, integrado ao Sistema, será possível garantir maior eficiência nas ofertas de políticas públicas”, concluiu Sanchez.