Terça-feira, 16 de Abril de 2024
30 SET 2021
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Penápolis registra saldo positivo de 1.153 empregos de janeiro a agosto
De janeiro a agosto deste ano, Penápolis registrou o saldo positivo acumulado de 1.153 na geração de empregos. Somente em agosto, o saldo foi de 29 vagas de trabalho. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, o resultado demonstra a retomada da economia no município após um período de restrições da pandemia de Covid-19.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia. De janeiro a agosto, foram criados 4.481 postos de trabalhos, 3.328 funcionários foram desligados, um saldo positivo de 1.153 no mercado de trabalho. Os setores de serviços, com saldo de 521 vagas; agropecuária, com 338 vagas, e indústria, com saldo positivo de 188 vagas, foram os que registraram maior geração de empregos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Fábio Ferracini, os dados demonstram uma retomada da economia do município com a geração de novos postos de trabalho. “Com a retomada das atividades comerciais e econômicas após o período de restrições da pandemia de Covid, o município vem registrando números positivos em diversos setores”, afirmou.
Entre os fatores que influenciam o saldo positivo de empregos, o secretário de Desenvolvimento destaca o apoio do poder público em diversas iniciativas. “Somente no Núcleo Incubadora de Empresas tivemos a criação de 32 vagas de emprego, frutos do desenvolvimento das empresas incubadas. A Prefeitura ainda foi responsável pela cessão de espaços para a ampliação de empresas”, contou Ferracini.
O chefe do Serviço de Iniciação ao Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento, Pablo Ambrósio Ianela, explicou que a análise dos dados é importante para indicar os setores que mais contratam e definir políticas públicas de capacitação profissional. “Ao avaliar os dados divulgados pelo Ministério da Economia, podemos buscar novos cursos de capacitação profissional de acordo com as exigências do mercado”, concluiu Ianela.