Quinta-feira, 28 de Março de 2024
11 NOV 2021
CULTURA
“Natal dos Sonhos”: Decoração e iluminação especial são instaladas por toda cidade
Praça Carlos Sampaio terá decoração especial com a Aldeia do Papai Noel
Quem percorre a cidade já percebe a iluminação de Natal sendo instalada em diferentes locais. O projeto “Natal dos Sonhos” levará a decoração para praças em diversos bairros, região central, além da Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. Neste domingo (14), alguns pontos já estarão iluminados como as rotatórias do Jardim Pevi e da avenida Irmãos Buranello.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Penápolis com o Sincomercio e ACE (Associação Comercial e Empresarial), além do apoio da comunidade. O projeto “Natal dos Sonhos” está sob a coordenação das secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento e Trabalho e conta com o apoio de todas as demais secretarias municipais e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
O prefeito Caique Rossi afirmou que neste ano a população será surpreendida com a decoração de Natal. “Depois deste período de pandemia, tão difícil para todos, queremos levar a esperança e alegria para os penapolenses, devolvendo o brilho nos olhos da população. Para isso, efetivamos uma parceria entre a ACE, Sincomercio e Prefeitura”, contou.
Segundo o chefe de serviço da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Armando Soares, o projeto “Natal dos Sonhos” foi pensado para levar a decoração não somente para o centro da cidade, mas para todas as regiões. “Para isso contamos com as parcerias das Paróquias e comunidades que se dedicaram em decorar suas praças e entrar no clima de Natal”, destacou.

Igrejas e Paróquias
Praças decoradas em parcerias com as comunidades também já estarão iluminadas nos próximos dias. No sábado (13), entra em funcionamento a iluminação das praças da Paróquia Sagrada Família (Eldorado) e da Igreja Nossa Senhora da Aparecida (Vila Aparecida). No domingo, será a vez da Igreja São João Batista na Planalto. Na próxima quinta-feira (18), estará iluminada a Igreja Nossa Senhora de Fátima.
No dia 20 de novembro, estarão iluminadas as Paróquias São José Operário (Cidade Jardim) e Santa Clara de Assis (Del Rey). Já no dia 21, os moradores já poderão conferir a decoração na Paróquia Santa Terezinha. O Santuário São Francisco de Assis será palco de atrações a partir do dia 10 de dezembro.

Programação
Está programado para o dia 1º de dezembro, o acendimento oficial da iluminação de ruas e avenidas da cidade, além da estreia da “Aldeia do Papai Noel”. “Planejamos uma decoração especial na Praça “Dr. Carlos Sampaio Filho” para que se torne um ponto de encontro durante as festas do final de ano”, afirmou Armando.
No dia 10 de dezembro, será dado início as atrações no Santuário São Francisco de Assis, marcando a abertura do comércio no período noturno. “Teremos um presépio em tamanho real, com trenó e renas, além da chegada do Papai Noel. Uma ação especial será o “Sonho Iluminado”, um show de luzes no Santuário. Serão três shows de cerca de 15 minutos por noite, surpreendendo a todos”, enfatizou.
Ainda na região central, o calçadão da rua Mário Sabino receberá uma decoração especial com o projeto “Sonho Colorido”, com mais de 550 guarda-chuvas coloridos serão espalhados neste trecho.
O chefe do serviço de Cultura acrescentou que a decoração terá acessibilidade total para pessoas com deficiência. “Preparamos uma decoração que permita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, deficiência física, visual ou auditiva para que todos possam aproveitar a ocasião”, concluiu.