Sexta-feira, 29 de Março de 2024
04 DEZ 2021
Vigilância Epidemiológica alerta para combate ao escorpião
O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica faz uma alerta aos moradores de Penápolis sobre as medidas de controle para minimizar a presença e acidentes com escorpiões. Este período do ano é propício para o aparecimento desses animais peçonhentos.
Segundo o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Marco Souza, os escorpiões são animais terrestres de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais sombreados e úmidos, principalmente nas redes de esgoto.
“Os esconderijos prediletos são troncos de árvore, pedras, tijolos, telhas, construções, entulhos, frestas de muro, entre outros locais. Os escorpiões se alimentam de pequenos insetos como grilos, aranha e, principalmente, baratas”, destacou.
Nos últimos meses, o Serviço de Vigilância Epidemiológica registrou um aumento nos casos de acidentes com escorpiões. Em setembro, foram 17 acidentes, e em outubro e novembro foram 32 casos em cada mês. Até novembro, foram registrados 232 acidentes. Durante todo ano de 2020, foram registrados 259 acidentes com o animal peçonhento. Em 2019, foram 218.
A Secretaria de Saúde orienta que em caso de acidentes, é necessário procurar atendimento médico com a máxima urgência no Pronto Socorro Municipal, referência no atendimento de acidentes com escorpião em Penápolis. O paciente será mantido em observação médica, com bloqueio anestésico e, caso necessário, de acordo com as orientações médicas, será aplicado o soro antiescorpiônico (SAEsc).
A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado, sendo que a gravidade do acidente deve ser avaliada pelo médico, o qual tomará as decisões sobre o tratamento a ser ministrado.

Prevenção
Uma das formas de evitar o aparecimento de escorpiões é manter os quintais limpos. Recolher as folhas secas e lixo doméstico, não acumular entulhos e restos de materiais de construção (telhas, tijolos, madeiras) nas residências são alguns cuidados.
A população deve ficar atenta às saídas de esgotos, aos ralos e às caixas de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas e outros insetos. Por isso, a importância de se combater a presença de insetos, pois eles são atrativos para o aparecimento de escorpiões.
Em caso de aparecimento do animal, o Serviço de Vigilância Epidemiológica deve ser acionado rapidamente, pelos telefones 3652-7802 e 3653-5245.

Orientações
Algumas medidas podem ser adotadas pelos moradores para prevenir acidentes com o animal peçonhento.
- Manter limpos os quintais, jardins, sótãos, garagens, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
- Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois nestes materiais poder entrar abrigados os escorpiões;
- Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
- Usar telas em ralos, pias e tanques;
- Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que podem servir de alimento aos escorpiões;
- Realizar roçagem em terrenos;
- Manter berços, camas e sofás afastados pelo menos um palmo das paredes;
 Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.