Quinta-feira, 28 de Março de 2024
26 FEV 2022
Secretaria de Saúde alerta para prevenção à dengue
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis faz um alerta à população sobre os cuidados para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Somente neste início de ano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica do município registrou 105 casos positivos de dengue.
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, enfatizou que todos estão atentos aos cuidados contra a Covid-19, mas que é necessário enfrentar a dengue, outro problema endêmico que afeta nossa região. “Até esta sexta-feira, dia 25, já registramos 105 casos positivos de dengue”, informou.
“Os agentes de Serviço de Vigilância Epidemiológica trabalham de forma contínua para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, mas contamos com a colaboração e atenção de cada morador. Cuide de sua casa, elimine os criadouros a água parada de sua residência e proteja sua família e seus vizinhos”, afirmou Luiz Washington.
O secretário ainda destacou que a dengue acontece em períodos sazonais de epidemia, em média a cada quatro anos. “Registramos epidemias de dengue em 2007, 2011, 2015, 2019 e estamos bastante preocupados com o número de casos deste início de 2022”, alertou.
“A dengue é um problema sério de saúde e também mata. Precisamos da colaboração de toda a comunidade para impedir a proliferação da doença. São atitudes simples, cuidados no dia a dia em nossas próprias residências, reservando alguns minutos por dia para verificar os quintais, eliminar os criadouros e toda a água parada”, orientou o secretário de Saúde, Luiz Washington.
Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, até esta sexta-feira (25), foram notificados 105 casos positivos e outros 41 pacientes aguardam o resultado de exame. Em janeiro, foram confirmados 17 casos. Já em fevereiro, foram registrados 88 casos positivos de dengue.

Saiba como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti:
- Mantenha a caixa da água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa;
- Mantenha as calhas sempre limpas, evitando o acúmulo de folha e galhos que possam impedir o escoamento da chuva;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Os vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual dever ser tampados e verificados semanalmente;
- As bandejas de geladeira também podem acumular água. Fique atento;
- Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.