Quinta-feira, 28 de Março de 2024
02 MAI 2022
Apoiadores de combate a dengue iniciam treinamento
Os 20 apoiadores atuarão em trabalhos preventivos e de combate ao mosquito transmissor da dengue
A equipe de combate ao Aedes aegypti foi reforçada com a contratação de 20 apoiadores que atuarão junto ao Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica em ações preventivas, de eliminação de criadouros do mosquito, entre outras atividades. Na manhã de hoje (02), os profissionais iniciaram o treinamento teórico e prático.
O prefeito Caique Rossi se reuniu com os profissionais e desejou um bom início dos trabalhos. “Estamos em uma luta diária para combater o mosquito Aedes aegypti e esses profissionais serão fundamentais para atuar na prevenção e na orientação para evitar a proliferação da dengue”, destacou.
Após a convocação dos candidatos classificados em Processo Seletivo, os apoiadores no combate à dengue passaram por um treinamento teórico sobre os procedimentos relativos ao trabalho diário. O treinamento foi ministrado pelo chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Marco Antonio Braz de Souza.
Segundo o chefe do Serviço, após o treinamento teórico, os apoiadores serão treinados em atividades práticas. “Durante o treinamento prático, será apresentado o trabalho de campo, como são feitas as visitas casa a casa, a orientação e a remoção de criadouros nos imóveis da cidade”, explicou Marco Souza.
Os apoiadores de combate a dengue atuarão em serviços similares aos executados pelos agentes comunitários de saúde e os agentes de saneamento, sob a orientação de servidores municipais.
O apoiador de combate a dengue atuará na remoção de objetos encontrados e na limpeza emergencial de vias públicas e demais bens de uso comum do povo, terrenos baldios, terrenos particulares, sujeitos a atuação pela fiscalização municipal, de acordo com as orientações coordenação das equipes. Também deverão apoiar as ações das equipes multiprofissionais e os mutirões no âmbito do Programa “Penápolis contra dengue”.