15 NOV 2022
Educação promove formação em liderança para gestores escolares
A formação com os gestores é realizada na Sala Pedagógica da prefeitura
A Secretaria Municipal de Educação realiza nos dias 10 e 16 de novembro uma formação para todos os gestores da rede municipal de ensino com o tema “O líder e seu papel transformador a partir do acolhimento”. A formação é ministrada pela docente do Senac-Araçatuba, Edna Aparecida de Almeida Dias, coordenadora das capacitações na área de Desenvolvimento Social e Programa Rede Social.
A atividade é direcionada para os diversos profissionais gestores da Educação como diretores das escolas e creches; coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e Educação Infantil; encarregadas dos Cmeis; além da equipe pedagógica da Secretaria. Os profissionais foram divididos em dois grupos, sendo que cada grupo participa da formação em uma data, no período das 13h às 17h.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a formação em liderança é necessária para que a equipe gestora que atua nas unidades saiba reconhecer e desenvolver as habilidades de um verdadeiro líder. “O perfil de liderança de um gestor deve ter como premissa o acolhimento dos alunos e também de todos os profissionais que atuam junto à equipe escolar”, acrescentou a secretária.
Por meio de atividades teóricas e práticas, o curso de formação abordou temas específicos como autoliderança, conceito de liderança, tipos de liderança, comunicação assertiva, entre outros temas de interesse da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação.