Terça-feira, 16 de Abril de 2024
10 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Capacita Penápolis: Participantes iniciam curso de eletricista automotivo
Curso ofereceu 18 vagas para a formação de profissionais em eletricista automotivo de veículos leves
A Prefeitura de Penápolis deu início na noite de segunda-feira (09) ao primeiro curso de 2023 do projeto “Capacita Penápolis”. Trata-se do curso gratuito de Eletricista Automotivo de Veículos Leves oferecido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho.
O curso ofereceu 18 vagas, com carga horária de 160 horas. As aulas são realizadas durante a semana, de segunda a sexta-feira, no período das 19h às 22h, com previsão de término no dia 27 de março. O curso é ministrado pelo professor Diesley Adrian, na sede do Centro de Inclusão Produtiva – Escola de Profissões.
O curso de Qualificação Profissional de Eletricista Automotivo de Veículos Leves tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à realização de instalação e manutenção de sistemas carga, partida, sinalização e iluminação em veículos, interpretando esquemas elétricos automotivos e utilizando ferramentas e equipamentos, seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de saúde e segurança no trabalho.
O programa “Capacita Penápolis” oferece curso gratuitos para capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Desde a sua implantação, o programa já entregou mais de 1.500 certificados de curso em diversas áreas de atuação.
Em 2022, foram entregues 970 certificados e oferecidos 57 capacitações, em parcerias com o Senai, Sebrae, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial),  Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Via Rápida.