08 MAR 2024
Macros fazem ações especiais neste Dia da Mulher
As unidades de saúde Macro I (Jardim Eldorado), Macro II (Centro) e Macro IV (Vila Planalto) realizam atendimento especial às mulheres nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher. Hoje, excepcionalmente, estes serviços estarão realizando coleta de preventivo em livre demanda, com objetivo de facilitar o acesso das mulheres ao exame que detecta o câncer de colo do útero. O atendimento para coleta ocorrerá das 07h às 16h.
Com relação à Macro de Saúde III (Santa Terezinha) não haverá livre demanda pois sexta-feira já é o dia de atendimento com médico ginecologista, quando normalmente ocorre a coleta do exame. Por ser o dia de atendimento, serão assistidas aquelas mulheres que já tem agendamento com o médico na data.
As pacientes devem levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS diretamente na unidade.
Em todas as quatro Macros, localizadas em bairros diferentes, será servido um café especial às pacientes, com sucos, bolo, pães, café, entre outros itens, para celebrar o dia dedicado a elas.
Cada unidade preparou suas atividades individualmente, incluindo bate papos e outras interações, além de entregas de mimos.
É importante que as mulheres aproveitem a oportunidade para colocar em dia o exame preventivo, pois na hipótese de diagnóstico de câncer é possível iniciar rapidamente o tratamento, aumento as chances de cura.
O exame papanicolau é indolor, simples e rápido. Toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, deve fazer a coleta do preventivo, de forma gratuita.