A Secretaria de Desenvolvimento Social convida toda a população para participar de uma passeata na região central neste sábado, 18 de maio. A data marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ponto de encontro será na avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, atrás do Santuário São Francisco de Assis.
Neste dia será realizado no Pátio do santuário, a partir das 09h, o projeto “Prefeitura com Você”, totalmente voltado para o tema. O evento contará com diversas atrações para as crianças como cama elástica, distribuição de pipoca, brinquedos, tudo de forma gratuita para as crianças e suas famílias.
O Projeto “Prefeitura com você” reunirá os serviços oferecidos pelas secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade e Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental). O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, convida toda a população para participar da ação.
“A passeata é uma mobilização e uma estratégia para chamar a atenção das pessoas sobre o combate ao abuso e exploração sexual de menores. Todas as instituições que atendem crianças e adolescentes da nossa cidade estão envolvidas nessa campanha e queremos que toda a sociedade participe”, afirmou o secretário.
Nesta sexta-feira (17), alunos das escolas públicas e privadas ainda participam de uma apresentação teatral, no Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Teatro Lúmine). Serão duas apresentações da peça teatral “O Segredo de Léo”, com a Cia Bom Humor de Teatro. As apresentações são dirigidas a alunos de 4 a 12 anos, em duas sessões: às 12h e às 13h45.
A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e suas unidades, como o Cras (Centro de Referência da Assistência Social – unidades Eldorado e Planalto) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Secretaria de Educação.
A ação também conta com a participação da Apae, Conselho Tutelar, Lactário “Dília Ribeiro”, Associação Unidos pela Vida, Moveca e Associação Vila da Infância. Durante todo o mês, as organizações terão atividades sobre o tema, envolvendo todos os atendidos.
18 de maio
A escolha dessa data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso provoca indignação e revolta.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
Secom - PMP