Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
07 JUN 2024
DAEP
Penápolis recebe prêmio Governador Franco Montoro por gestão da água
Na última quarta-feira (05), Penápolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Governador André Franco Montoro na categoria "Gestão da Água" para municípios com população entre 50 mil e 99.999 habitantes. O projeto "Preservação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado" foi selecionado por suas práticas ambientais desenvolvidas através do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado).
O prefeito Caique Rossi representou Penápolis e recebeu o prêmio do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. A premiação ocorreu durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e também contou com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende
Segundo prefeito Caique Rossi, o prêmio demonstra o compromisso de Penápolis com a gestão responsável dos recursos hídricos. “As iniciativas do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado são fundamentais para garantir água de qualidade para nossa população e para a preservação ambiental”, afirmou.
“O reconhecimento desse trabalho reforça o empenho em continuar investindo em práticas sustentáveis e inovadoras que beneficiem tanto o meio ambiente quanto os cidadãos de Penápolis", destacou o prefeito.

Prêmio
O Prêmio Governador André Franco Montoro é concedido a projetos desenvolvidos por municípios ou arranjos intermunicipais em temas como gestão de águas, reflorestamento urbano, jardim de chuva ou telhado verde, agricultura urbana e proteção da biodiversidade. Nesta edição, 17 municípios foram premiados.
O objetivo é reconhecer iniciativas locais e regionais que utilizaram medidas inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza para atender simultaneamente objetivos ambientais, sociais e econômicos, em especial, destinados a ampliar a capacidade de resiliência e adaptação às mudanças climáticas dos municípios.
O coordenador do CIRL, Thiago Casella, enfatizou que o prêmio é um reconhecimento de um trabalho de longo prazo. "É o resultado de um investimento constante na melhoria da qualidade e disponibilidade hídrica do nosso manancial. Durante os períodos de seca, a relevância desse trabalho se torna evidente, pois em Penápolis não falta água, ao contrário de municípios vizinhos que já enfrentam racionamento", declarou Casella.

Projeto
O Ribeirão Lajeado, com cerca de 58 km de extensão, percorre os municípios de Alto Alegre, Penápolis e Barbosa, até desaguar no rio Tietê. Seus principais afluentes incluem o Ribeirão Dois Córregos e os córregos Santana e Sete de Setembro. Até a conclusão do poço profundo, o Ribeirão Lajeado é a única fonte de abastecimento público de Penápolis.
As atividades na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado são executadas pelo Consórcio, fundado em 1991. Esta entidade jurídica reúne os municípios de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis para promover a proteção, recuperação e preservação do rio.
Suas ações combatem a erosão e o assoreamento através do manejo do solo, plantio de espécies nativas e manutenção dessas áreas. Essas iniciativas garantem água de qualidade e em quantidade suficiente para a população de Penápolis, mesmo em períodos de estiagem.
O consórcio realiza plantios de novas mudas na mata ciliar ao redor das nascentes, protegendo-as da erosão e garantindo a preservação das nascentes. Este trabalho de recuperação tem demonstrado um aumento significativo no volume de água do Ribeirão Lajeado, assegurando o abastecimento de Penápolis.

Secom – PMP (Com informações da AI CIRL)
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024