Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
14 MAR 2021
Daep apresenta do programa de preservação para proprietários rurais
Apresentação destaca o programa de conservação e recuperação do Ribeirão Lajeado

Para divulgar o Edital de Chamamento Público do Programa Produtor de Água da Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, o CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) têm se reunido com proprietários rurais em Alto Alegre e Penápolis.
As apresentações são feitas pelo presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, e pelo coordenador do CIRL, Luiz Antonio Parladore. Durante os encontros foram adotadas todas as medidas preconizadas na prevenção do Covid-19. Os presentes puderam conhecer o programa e tirar suas dúvidas.
Em Penápolis, a reunião ocorreu na sede do Sindicato Rural com a presença do prefeito, Caique Rossi, que ressaltou a importância da conservação e recuperação do Ribeirão Lajeado para o abastecimento público.
“Esta é uma oportunidade única para os produtores rurais serem reconhecidos pelo trabalho que fazem. O programa está sendo implementado, de forma inédita, em nosso município”, destacou Caique.
Em Alto Alegre, a apresentação foi realizada na Prefeitura, com a presença do prefeito da cidade Carlos Sussumi Ivama. Ele destacou a importância do programa para melhoria das condições das nascentes que ficam na área rural do município e reafirmou que dará apoio integral para sua execução.
O Programa é uma ferramenta que prevê a transferência de recursos, monetários e não monetários, para aqueles que efetuam ações de recuperação e conservação do Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento do município de Penápolis.
Aqueles que aderirem ao programa passam a contar com apoio para ações de manejo de solo, plantio de mudas de espécies nativas, melhoria nas estradas rurais e melhoria no saneamento rural. Ainda serão beneficiados com recursos monetários proporcionais à melhoria ambiental, o chamado Pagamento por Serviços Ambientais.
Vale ressaltar que o programa tem adesão voluntária dos proprietários rurais que já desenvolvem ou querem desenvolver ações de conservação ou recuperação do meio ambiente. Os interessados devem procurar o Daep ou o CIRL das 07h às 17h, por email [email protected] ou pelo telefone 3654-6112.
A previsão é que este programa tenha resultados práticos nas ações de conservação de água e solo. Como consequência, a redução de erosão e assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade da água e o aumento da vazão para o atendimento aos usos múltiplos, principalmente do abastecimento público.