Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
17 MAR 2022
Atletas penapolenses participam da Copa São Paulo de Judô
Os judocas penapolenses participaram da Copa São Paulo que reuniu centenas de atletas
Depois de uma extensa e obrigatória parada nas competições de judô em 2020 e grande parte de 2021 devido à pandemia da covid, alguns judocas de Penápolis voltaram a competir de forma presencial em 2022. O retorno foi no último final de semana, dias 12 e 13 de março na Copa São Paulo de Judô, o maior torneio de judô do Brasil e um dos maiores das Américas.
A equipe de Penápolis esteve presente com judocas da Secretaria de Esportes e da recém criada Associação de Judô de Penápolis. As equipes penapolenses estiveram presentes com três judocas, José Luiz Almeida Santos, Luiz Carlos Moreira e Eder Fonzar Granato. O atleta José Luiz é orientado pelo sensei e um dos técnicos da Prefeitura, Ailton José Pereira Calado. Todos sob orientação geral do coordenador municipal de judô da Prefeitura de Penápolis, sensei Eder Fonzar Granato.
O atleta José Luiz Almeida Santos não medalhou na classe sub 15 (13 e 14 anos de idade) categoria meio pesado (mais de 66 a 73 quilos). O judoca Luiz Carlos Moreira foi vice-campeão veterano classe “M7” (60 a 64 anos de idade) categoria ligeiro (até 60 quilos) e o atleta Eder Fonzar Granato conquistou o terceiro lugar veterano classe “M7” (60 a 64 anos de idade) categoria pesado (mais de 100 quilos).
Essa primeira fase do campeonato foi realizada na cidade de São Bernardo do Campo. A Copa São Paulo de Judô Aspirante reuniu cerca de 800 judocas e a Copa São Paulo de Judô de Veteranos, 400 judocas. Os eventos foram organizados pela Federação Paulista de Judô.
No sábado (12), ocorreram a disputas com judocas de 07 a 10 anos de idade e de maiores de 13 anos com graduação máxima até faixa verde, somente com atletas do estado de São Paulo registrados na divisão aspirante da Federação Paulista de Judô. Já no segundo dia, domingo (13), ocorreram disputas com judocas a partir de 30 anos de idade vindos de vários estados do Brasil.
A segunda e última fase da Copa São Paulo de Judô ocorrerá no próximo final de semana, dias 18, 19 e 20 de março também na cidade de São Bernardo. Outros judocas estarão representando a cidade de Penápolis na competição.