Terça-feira, 19 de Março de 2024
28 JUL 2022
Unidades básicas de saúde continuam com agendamento de mamografias
As mulheres de Penápolis, na faixa etária de 40 a 69 anos, podem fazem o agendamento para realizar exames de mamografia gratuitamente, por meio da unidade móvel de rastreamento do câncer de mama do Hospital de Amor. O serviço começa a atender as mulheres penapolenses a partir de 15 de agosto. Ao todo são 7.920 vagas para os exames de mamografia.
O exame pode ser marcado de forma simples. Basta procurar a unidade de saúde de referência, levando cópias simples da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e cartão nacional do SUS. As equipes de agentes comunitários de saúde também estão fazendo a orientação sobre o assunto durante as visitas domiciliares em suas áreas de atuação.
A carreta do Hospital de Amor vem mais uma vez à cidade para realização de exames visando o diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame é fundamental para detectar a doença em estágios iniciais, facilitando o tratamento e ampliando as chances de cura. A última vez que a carreta do Hospital de Amor esteve na cidade foi em 2020; após este período houve uma pausa nas atividades por conta da pandemia da Covid-19.
A unidade é composta com dois mamógrafos digitais de alta resolução, e a equipe de profissionais atendentes é qualificada para o atendimento, sendo composta apenas por mulheres para evitar constrangimento das pacientes.

Chegada
A chegada da unidade móvel está prevista para o dia 15 de agosto, às 09h, no trevo da rodovia Assis Chateaubriand, próximo ao bairro Sílvia Covas. De lá partirá uma carreata pelas ruas da cidade para sensibilização acerca da importância da prevenção.
Durante todo o período de permanência da carreta na cidade, a mesma ficará estacionada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antonio Castilho Braga, o popular “Gigantão Azul”.