Sexta-feira, 29 de Março de 2024
02 AGO 2022
Profissionais da Educação Infantil participam de ciclo de formações
A Secretaria Municipal de Educação realizou no último mês de julho, uma série de atividades formativas para as profissionais que atuam nas unidades de Educação Infantil do município.
No dia 08 de julho, as educadoras que atuam nas Etapas I e II (com crianças de 4 a 6 anos), participaram da formação “Materiais não estruturados e suas possibilidades”, ministrada pela professora e coordenadora pedagógica geral da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro. A atividade aconteceu nas dependências da Emei Integral Cora Coralina.
Segundo explicou a Maribel Ribeiro, os brinquedos industrializados já possuem um formato pronto e uso específico. “Entretanto, utilizar materiais não estruturados como sucata, estimula a criatividade das crianças na criação de novos brinquedos, fazendo comq eu ela se divirta e crie muito mais”, analisou.
A mesma formação também foi ministrada no dia 13 de julho, para as diretoras dos Ceims (antigas creches), a fim de que elas repassem o aprendizado às demais educadoras. O encontro aconteceu na Sala Pedagógica, com objetivo de pensar novas propostas de atividades para as crianças.

Afetividade
Já no dia 20 de julho, foi realizada a formação “O papel da afetividade na Educação Infantil”, direcionada exclusivamente para as novas educadoras contratadas pela Secretaria de Educação. A formação foi ministrada pela coordenadora Maribel Ribeiro, que propôs uma reflexão sobre a importância da efetividade e acolhimento das crianças para o aprendizado e desenvolvimento integral.
“A criança precisa de afeto para se sentir segura no ambiente escolar. O acolhimento também é um princípio educativo”, afirmou a coordenadora. A formação também abordou o resgate de algumas brincadeiras tradicionais, como aporte pedagógico para o desenvolvimento integral dos alunos.
Por fim, no último dia 25, após a Parada Pedagógica, as educadoras das Etapas I e II participaram da formação com a fonoaudióloga da Secretaria de Educação, Eleni Iris Tozatti Assi Ronconi, sobre a estimulação da fala. A atividade contou com propostas de atividades e materiais específicos que podem auxiliar e estimular a fala da criança de acordo com a faixa etária.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, destaca a realização dessas atividades formativas como valorização profissional das educadoras e professores da rede municipal de ensino. “Essas formações vão ao encontro das necessidades dos profissionais em sala de aula, além de garantir uma educação afetuosa e de qualidade para nossas crianças”, concluiu a secretária.