As equipes da Secretaria de Obras e Serviços e da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis) realizaram nesta sexta-feira (21), o plantio de grama no Cemitério Jardim Da Paz. A ação faz parte dos preparativos para receber os visitantes no Dia de Finados, celebrado no próximo dia 02 de novembro.
O prefeito Caique Rossi, acompanhado do secretário de Obras e Serviços, Fernando Rosa e da chefe administrativo e financeiro da Emurpe, Márcia Arriero Marin, estiveram no local para conferir o andamento das melhorias. Inicialmente o trabalho foi concentrado na limpeza e preparo do solo para o plantio da grama. Ao todo, serão plantados 500 metros quadrados da espécie vegetal.
Segundo o prefeito Caique Rossi, a medida visa melhorar e proteger o solo do espaço. ”Além de todas as melhorias que estamos executando pela cidade, também trabalhamos em cuidados com o Cemitério, preparando para as visitações do Dia de Finados”, afirmou.
O plantio da grama busca compactar o solo, por meio das raízes do gramado, e evitar o deslocamento de terras pelas enxurradas. A medida tem a finalidade de conter a velocidade das enxurradas, em dias de chuva forte.
Finados
No dia de Finados, os cemitérios municipais, o Jardim da Paz e a Necrópole Santa Cruz, funcionarão no período das 06h às 18h. Os preparativos para receber o público, assim como a zeladoria permanente destes espaços, estão a cargo da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), responsável pela gestão administrativa e operacional dos cemitérios da cidade, com o apoio de diversas secretarias municipais.
A Prefeitura alerta que os interessados têm até o dia 28 de outubro para realizar reformas nas lápides e túmulos. Já os serviços de limpeza e lavagens dos jazigos podem ser efetuados até o dia 1º de novembro.
No dia 02 de novembro, o Transporte Coletivo Municipal funcionará para atender à população que se desloca até os cemitérios da cidade, com a circulação das cinco linhas de ônibus.
O comércio ambulante poderá funcionar nos espaços públicos externos aos cemitérios, sem cobrança de taxa municipal. Porém, é proibido qualquer comércio ambulante no interior dos cemitérios. Os fiscais de Obras e Posturas e da Vigilância Sanitária farão os cadastros de todos os responsáveis pelos comércios ambulantes.
Secom – PMP