Quinta-feira, 28 de Março de 2024
04 ABR 2023
DAEP
GOVERNO
Penápolis inicia perfuração do Poço Profundo para nova fonte de captação de água
Prefeito Caique Rossi e presidente do Daep, Carlos Bachiega, acompanharam o início dos trabalhos de perfuração do Poço Profundo
O prefeito Caique Rossi e o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Carlos Alberto Bachiega, acompanharam na tarde de ontem, 03, o início dos trabalhos de perfuração do Poço Profundo que será a nova fonte de captação de água de Penápolis, oriunda do Aquífero Guarani. Trata-se de um investimento de mais de R$6 milhões que garantirá o abastecimento de água da população pelos próximos 40 anos.
O prefeito comemorou mais essa conquista do povo penapolense. “Esse é um momento histórico para Penápolis, que não vai mais sofrer com a eminência de racionamento de água ou a falta de abastecimento, como aconteceu há anos atrás”, destacou. Caique Rossi agradeceu a parabenizou o presidente do Daep, Carlos Bachiega e toda equipe do Departamento pela realização do projeto e empenho na captação de recursos para a execução do Poço Profundo. Ao todo, o poço terá 1 quilômetro de profundidade.
O presidente do Daep, Carlos Bachiega, destacou a iniciativa do prefeito Caique Rossi em viabilizar uma nova fonte de captação de água para o município. “Isso significa garantia e segurança da água para as próximas gerações. Além do Poço Profundo, temos ainda o desassoreamento da ETE, com investimentos de mais de R$4 milhões. Ou seja, são obras importantes para as políticas públicas de saneamento de Penápolis”, reforçou.
O secretário de Governo, Daniel Rodrigueiro, que também é coordenador da Defesa Civil, explicou que a perfuração do Poço Profundo “Aquífero Guarani” garantir o abastecimento de água da cidade para os próximos anos. Ele lembrou do acidente que aconteceu na Marechal Rondon em setembro de 2022, quando tombou um caminhão com produto químico, contaminando a água do Ribeirão Lajeado, único manancial que abastece a cidade. “Sob a ótica da Defesa Civil, esse tipo de catástrofe desestrutura uma cidade toda. Por isso, garantir uma nova fonte de captação de água é tão importante”, frisou.

Nossa Água
Segundo explicou o prefeito Caique Rossi, a nova fonte de captação de água “Poço Profundo – Aquífero Guarani” é uma das ações do Programa Nossa Água, lançado pelo Daep no mês passado. Para a realização do projeto, a Prefeitura e o Daep captaram recursos junto à Agência Desenvolve SP, por meio de financiamento no valor de R$6 milhões, referente à linha de financiamento “Economia Verde”.
Já para a execução do poço profundo, foi contratada a empresa Mandaguai Poços Artesianos LTDA, por meio de processo de licitação na modalidade concorrência pública, pelo valor de R$6.200.400,00. O valor excedente será de contrapartida do Daep. O prazo para execução da obra é de 150 dias.
De acordo com o presidente do Daep, Carlos Bachiega, o trabalho de perfuração do poço se dará de forma ininterrupta, 24 horas por dia; e a expectativa é de que até o mês de setembro, Penápolis já tenha uma nova fonte de captação de água em funcionamento.