A Escola de Governo realizou na última semana, o encontro para a apresentação dos artigos científicos produzidos pelos profissionais do Programa de Residência Jurídica e de Gestão Pública que atuam na Prefeitura de Penápolis. Para tanto, a Administração Municipal escolheu como tema geral “A Saúde Pública de Penápolis”, a fim de que os residentes elaborassem seus artigos dentro desta temática e de acordo com a realidade do município.
A apresentação dos artigos produzidos pelos residentes faz parte do cronograma pedagógico da Escola de Governo, marcando o encerramento do período anual de aulas. Ao todo, foram apresentados 10 artigos científicos com destaque para alguns assuntos abordados: “Saúde Metal”, “Judicialização de Medicamentos”, “Acolhimento de Idosos”, “Transtorno do Espectro Autista (TEA)” e “Consórcios Públicos de Saúde”.
A banca examinadora foi composta pela diretora da Escola de Governo, Rosângela Vecchia, que também é professora, administradora pública e advogada; pelo coordenador do Programa de Residência, Pedro Fernandes, professor, gestor de saúde e mestrando em Ciências da Saúde; e pelo enfermeiro Adão Rodrigues da Silva, articulador da Atenção Primária da DRS II – Departamento Regional de Saúde de Araçatuba.
Segundo informou o coordenador do Programa de Residência, Pedro Fernandes, todos os artigos apresentados foram aprovados pela banca, devido à qualidade técnica e relevância dos temas abordados. “Os residentes fizeram um importante trabalho de levantamento de dados internos e externos à prefeitura, apontando em alguns casos, possíveis soluções para os problemas encontrados na saúde do município”, comentou.
De acordo com ele, o próximo passo da Escola de Governo será organizar os artigos em uma publicação sobre Saúde Pública, que ficará disponível gratuitamente para consulta, a fim de o público tenha acesso aos dados levantados e às boas práticas identificadas com a realização desses trabalhos.
Residência
Atualmente, o Programa de Residência Jurídica e em Gestão Pública da Prefeitura de Penápolis conta com todas as 15 vagas preenchidas, sendo 10 por bacharéis em Direito e cinco por graduados em Gestão Pública. Os 10 artigos científicos foram produzidos de forma individual, em duplas e em trios, de acordo com a complexidade dos temas.
O coordenador do Programa, Pedro Fernandes, explica ainda que uma das funções do residente contratado é oferecer suporte jurídico e de gestão para os diversos setores da prefeitura e demais órgãos municipais. Além disso, os residentes contratados também participam de capacitações pedagógicas contínuas ministradas pela Escola de Governo.
Secom – PMP









