A Prefeitura de Penápolis, por meio da Escola de Governo, deu início nesta semana, às atividades do curso de capacitação “Ética no Serviço Público”, que será oferecido aos quase 2 mil servidores municipais que atuam nas repartições da Prefeitura e do Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental).
O curso é ministrado pela diretora da Escola de Governo, Rosângela Vecchia, que também é professora, administradora pública, advogada e especialista em Compliance. O objetivo é orientar os servidores municipais sobre quais são os seus valores, direitos e deveres dentro do funcionalismo público e as especificidades desse profissional responsável pela interface do poder público com a população.
Dentre os assuntos abordados no curso com duração de oito horas, é realizada uma reflexão sobre o que é Estado, quem são os Agentes Públicos de uma organização estatal, o que são Políticas Públicas do Estado, princípios da Administração Pública e o Código de Ética do Servidor Público.
Sobre este último tópico, a professora Rosângela Vecchia explica que o Código de Ética visa orientar a conduta do servidor público na realização de suas atividades. “É preciso que o servidor entenda a importância do Código de Ética, o que é ética profissional e quais as principais condutas e comportamento necessários para a realização do seu trabalho. Quais são os direitos e os deveres do servidor público e o que difere esse profissional de outro”, acrescentou.
Vale lembrar que em algumas funções, o profissional precisa seguir o Código de Ética do Servidor Público e o Código de Ética específico de sua profissão, como por exemplo, os médicos, enfermeiros, psicólogos, jornalistas, entre outros.
Cartilha
A diretora da Escola de Governo, Rosângela Vecchia, informou ainda que está em processo de elaboração uma cartilha com o Código de Ética no Serviço Público que será disponibilizada aos servidores municipais, destacando os aspectos principais da ética profissional desta categoria. “Além disso, todo o conteúdo impresso na cartilha está sendo abordado durante o curso presencial iniciado recentemente, com espaço para trocas e reflexões”, disse.
As três primeiras turmas do curso “Ética no Serviço Público” são formadas por professores da rede municipal, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Cada turma conta com aproximadamente 50 servidores municipais. A expectativa é que o curso contemple todos os servidores nos próximos meses, em escala de rodízio, para não comprometer o serviço público.
Secom – PMP









