28 ABR 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Sedes e conselhos querem incentivar doação do IR para ações sociais
Profissionais que atuam no ramo contábil foram convidados a participar, no último dia 24, de uma reunião para esclarecimentos acerca da possibilidade da doação de parte do Imposto de Renda para ações sociais desenvolvidas dentro do município. O evento foi organizado em parceria pela Sedes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Municipal do Idoso.
A reunião ocorreu no Auditório José Antônio Sacomani, nas dependências do Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis), e contou ainda com a presença de representantes de organizações sociais do município que prestam serviços nos segmentos da infância e juventude, e também da terceira idade.
O intuito foi esclarecer sobre as doações de parte do imposto de renda devido (tanto por pessoas físicas como pessoas jurídicas) para os fundos municipais geridos pelos conselhos. Trata-se da “Campanha Leão Amigo”.
Conforme explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis, Pedro Sanchez, os conselhos municipais é que fazem a gestão dos recursos arrecadados por estes fundos específicos, definindo a destinação deles através de editais abertos para apresentação de projetos.
“As entidades que trabalham com cada segmento enviam seus projetos à apreciação dos conselhos. Estes, por sua vez, avaliam, e investem os recursos arrecadados conforme a viabilidade, interesse e necessidade da comunidade”, informou.
“A doação de parte do imposto de renda devido para estes fundos municipais, tanto da Criança e do Adolescente quanto do Idoso, é de grande importância para o financiamento destes projetos em nossa cidade”, destacou Pedro.
“Por esta razão queremos esclarecer, divulgar e incentivar a prática, tendo em vista que o cidadão ou empresa, de uma forma ou de outra, terá de fazer esse pagamento. Então que se possa escolher pela destinação do recurso para nossas entidades, pois assim saberá exatamente onde o dinheiro está sendo aplicado”, concluiu o secretário.
Pedro ainda recomendou que em caso de dúvidas, as pessoas e empresas interessadas em saber mais sobre o assunto podem buscar orientações junto aos escritórios de contabilidade.
“Ao escolher uma entidade a pessoa tem a certeza de que o dinheiro fica no município e estará contribuindo para ajudar jovens ou idosos em situação de vulnerabilidade social”, concluiu Pedro Sanchez.

Legenda: Destinação do imposto devido para entidades garante ao cidadão ou empresa a certeza de onde o dinheiro está sendo aplicado