Quinta-feira, 28 de Março de 2024
28 ABR 2023
Inaugurado Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico
A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis inaugurou oficialmente na tarde da última quinta-feira (27) o Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico Superação. O serviço é prestado gratuitamente e voltado a alunos da rede municipal de ensino que apresentam alguma dificuldade de aprendizado ou características diferenciais de comportamento.
Para implantação do novo serviço a Prefeitura efetuou recentemente a contratação de profissionais especializados, que já vêm desenvolvendo nas próprias escolas o trabalho de visitas, observação, palestras e orientações específicas e individuais aos professores e educadores.
A equipe do Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico é formada por dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social, uma pedagoga, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais. A sede está localizada à rua Brasil 581, Centro, próximo à Secretaria Municipal de Esportes.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Penápolis, Caique Rossi; os vereadores Letícia Sader, Rodolfo Valadão Ambrósio e Bruno César de Souza; e a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro. Além deles, também estava a coordenadora de Atendimento Educacional do núcleo, Mariza Dias Teixeira, entre outros profissionais da área da Educação, Saúde e Assistência Social.
Em sua fala, a secretária de Educação destacou a importância do núcleo como suporte ao professor e também à família dos alunos de precisam de acompanhamento especial.
“Devido aos anos de trabalho em sala de aula pudemos constatar como é difícil para muitas famílias lidarem com as dificuldades de aprendizado dos filhos, principalmente para aqueles que não têm condições econômicas de bancar um profissional habilitado para dar suporte à criança”, ressaltou Neira Pinheiro.
“Por esta razão estamos felizes em poder proporcionar esta oportunidade aos nossos alunos da rede municipal. Certamente fará grande diferença no futuro deles, com grande impacto também sobre as famílias. Esta inclusive foi a inspiração para a escolha do nome: Superação”, disse ela.
O prefeito Caique Rossi afirmou estar satisfeito com o trabalho desempenhado pela equipe da Educação municipal e parabenizou a todos pela dedicação na montagem deste novo serviço.
“Podemos ver o carinho, a dedicação e o profissionalismo em cada detalhe deste espaço. Uma estrutura digna para atender nossas crianças. Profissionais capacitados, acolhimento, estrutura física, equipamentos e muita vontade de transformar a educação. É realmente um momento de grande alegria e sentimento do dever cumprido”, comemorou Caique.
O atendimento das oficinas de fonoaudiologia na sede no Núcleo Multidisciplinar já está ocorrendo desde dia 17 de abril; já os psicólogos iniciaram no dia 26 os atendimentos das oficinas.
Os encaminhamentos dos estudantes ocorrem por meio dos professores; eles detectam a necessidade do aluno, preenchem o encaminhamento e o atendimento é iniciado.
A criação e implantação do Núcleo Multidisciplinar também atende à Lei Federal nº 13.935/19 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.