Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
11 MAI 2023
Penápolis será novamente sede do Festival Paralímpico 2023
Inscrições estão abertas para participação dos alunos e voluntários

Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Penápolis foi selecionado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para ser sede regional do Festival Paralímpico 2023. O evento é um dos mais importantes do país e o único da América Latina, e acontecerá concomitantemente em todas as 27 unidades federativas do Brasil.
Neste ano, o Festival Paralímpico traz algumas novidades. De maneira inédita, o evento vai ocorrer em duas etapas: a primeira será no próximo dia 20 de maio e a segunda edição, no dia 23 de setembro. O número de modalidades esportivas também aumentou de três para quatro: Bocha, Goalball, Vôlei Sentado e Atletismo.
Em Penápolis, a 1ª Etapa do Festival acontecerá no dia 20 de maio (sábado), das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes “Luiz Carlos Peters”, que fica anexo à Emef Profª Marilena Cipriano Pereira (Rua Maria Moroni Dias, nº 115 – Jardim Eldorado). O evento é aberto ao público de todas as idades, com entrada franca.
O Festival Paralímpico tem o objetivo de proporcionar às crianças com deficiência e crianças sem deficiência a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas. Além disso, promove a inclusão aos participantes e aproxima a criança com deficiência do esporte paralímpico.
Vale ressaltar que todos os alunos inscritos (com deficiência ou não), participam de todas as modalidades esportivas.

Inscrições para alunos
Serão inscritas 175 crianças e adolescentes de 08 a 17 anos, sendo 80% com deficiência e 20% sem deficiência. Para os alunos da rede municipal, as inscrições podem ser feitas nas unidades escolares. Já para os demais alunos (rede particular e estadual de ensino), as inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Educação de forma presencial, ou por telefone (18) 3654-2531 ou (18) 3654-2533; ou ainda pelo e-mail educaçã[email protected]). Inscrições abertas até dia 17 de maio.

Voluntários
Durante o festival, 04 professores orientarão os alunos na participação das modalidades esportivas, com auxílio de voluntários (30 a 50 estudantes ou profissionais de Educação Física). Os voluntários receberão certificado.
As inscrições e mais informações para voluntários devem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, de forma presencial, ou por telefone (18) 3654-2531 ou (18) 3654-2533; ou ainda por e-mail educaçã[email protected]; até o dia 17 de maio.
O Festival Paralímpico é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa e parceria da Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Diretoria de Ensino; APAE e municípios de Alto Alegre e Avanhandava.