Quinta-feira, 28 de Março de 2024
04 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Conferência de Assistência Social será realizada no dia 22
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam, no próximo dia 22, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece a partir das 7h30, na AAPP (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Penápolis), localizada na avenida Salim Sayeg, 20.
Esta edição traz como tema central a "Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A conferência é um espaço democrático e participativo para discutir, avaliar, propor, estabelecer prioridades da política de assistência social do município.
Estão convidados para a Conferência, todos os profissionais da área, os usuários da rede, trabalhadores, representantes das demais Políticas Públicas, membros do Conselho Municipal de Assistência Social e de outros conselhos setoriais, representantes de organizações sociais e comunidade em geral.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, destacou a importância da participação da sociedade na formulação de políticas públicas na área. “Para definir as prioridades da Assistência Social em nossa cidade é fundamental a participação da sociedade para opinar, avaliar e propor melhorias para a rede municipal”, afirmou.

Discussão
O tema principal da 14ª Conferência será discutido em palestra com a assistente social, pedagoga e advogada Lilian Cássia Trivigno. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos para discutir e elaborar propostas. Para nortear o debate, serão discutidos cinco eixos.
O eixo 1 discute o financiamento e o orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.
Já o eixo 2 tratará sobre o “Controle Social”, a qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas. O eixo 3 discute a articulação entre os segmentos e como potencializar a participação social no SUAS.
No eixo 4, os participantes discutem os Serviços, Programas e Projetos, a universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS. Participantes do grupo do eixo 5 abordarão o benefício e transferência de renda e a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.